E-mail/Senha incorreto. ×

ESQUECEU SUA SENHA?

Não se preocupe. Basta informar o e-mail que você usou para se cadastrar em nosso site.

Verdades e Mitos sobre concursos públicos

Por: Daniel Fernandes
17/08/2017
 mitos sobre concursos publicos

Existem muitas dúvidas sobre concursos públicos que pegam os concurseiros mais novos e até os mais experientes. Isso acontece porque, muitas vezes, alguns boatos começam pelo famoso boca a boca. Para evitar interpretações erradas, separamos aqui as principais dúvidas e respostas sobre concursos:

 

1 - Já fui demitido de cargo público, posso prestar concurso?

Quando o candidato se exonera, ele abre mão da vaga que possui para assumir um novo cargo ou partir para a iniciativa privada. Se ele é demitido de uma função pública por improbidade administrativa, o prazo mínimo para que ele possa participar de um novo certame é de 10 anos.

 

2 - Posso prestar concurso público com nome sujo?

Essa é uma das principais dúvidas que os concurseiros têm. Acontece que existia uma cláusula na CLT que impedia contratação e prévia demissão de bancários com o nome sujo. Essa cláusula caiu em desuso em 2010. Portanto, para certames de concurso, não existe esse tipo de restrição.

 

3 - Quem tem registro nos antecedentes criminais pode prestar concurso?

Mesmo quem teve passagem pela polícia pode assumir uma função pública. Para isso, o candidato deve provar que não foi condenado. Porém, há restrições, quem tem passagem, por exemplo, não pode assumir cargo de forças armadas ou justiça.

 

4 - Tenho tatuagens e piercings, posso prestar concursos público?

Não existe uma regra fixa. A questão é que, na maioria dos concursos públicos, o fato de um candidato ter tatuagem não é motivo de eliminação, o fato nem mesmo é considerado.

Mas há exceções, alguns concursos podem e eliminam candidatos aprovados apenar por possuir tatuagens, como cargos da força e estratégia militar, que exigem que o candidato não tenha marcas ou cicatrizes que o diferencie numa situação de guerra.

 

5 - Aposentado pode prestar concurso público?

Aposentados da iniciativa privada com menos de 65 anos podem prestar concurso e se aposentar como servidor público com 5 anos de servidão. Já aposentados do funcionalismo público não podem prestar outro concurso para não acumularem dois cargos.

 

E-mail já cadastrado. ×

Receba nossas novidades

 

6 - É preciso saber cantar o Hino Nacional?

Não existe nenhuma regra que obrigue o candidato saber cantar o hino nacional. Alguns órgãos o tocam no momento de posse, mas não é obrigatório.

 

7 - Parentes podem trabalhar no mesmo local?

Acontece que, com objetivo de prevenir e combater o nepotismo, parentes de até segundo grau não podem assumir cargo público no mesmo local.

 

8 - Deficientes precisam comprovar laudo médico?

 

Sim. Quem se candidatar como portador de necessidades especiais deve passar sob avaliação médica que comprove a deficiência.

Veja o que outras pessoas acham deste conteúdo. Comente você também.

Deseja mesmo encerrar esse chat?


Motivo:


Encerrar Cancelar