E-mail/Senha incorreto. ×

ESQUECEU SUA SENHA?

Não se preocupe. Basta informar o e-mail que você usou para se cadastrar em nosso site.

Tipos de concurseiros que você nunca deve ser

Por: Daniel Fernandes
07/05/2015
tipos de concurseiros Segundo o dicionário, “concurseiro” é uma pessoa que tem como principal meta passar em um concurso público, seja de nível médio ou superior, e assim se tornar um servidor público. Mas, para a gente, é muito mais que isso, pois as metas e objetivos devem ser traçados com determinação, foco e disciplina.

Mas é preciso ter cuidado! Nem todo o tipo de concurseiro é o mais apto a passar em um concurso público. Por isso, listamos aqui os erros mais comuns que os candidatos acabam adotando em seu estilo de vida.

 

impulsivo
Concurseiro Impulsivo
É aquele que se empolga com a abertura de qualquer edital que é lançado. Pra ele, qualquer concurso serve, o importante é passar em algum. Compra a apostila, estuda de vez em quando, faz a inscrição e faz a prova só pensando no belo salário que vai ganhar.

Problema: Movido pela impulsividade e falta de planejamento, esse tipo, dificilmente terá bons resultados. O importante é ter foco e se dedicar para uma vaga ou várias oportunidades semelhantes e, acima de tudo, ter paciência e disciplina para não se perder no meio do caminho.
isolado
Concurseiro Eremita
Esse é aquele que se isola do mundo, vai para os cantos mais inabitados do planeta e vive apenas por uma única função: estudar. Pode adquirir um estilo meio hippie, com roupas largas e chinelos. Quando se comunica com outras pessoas é para falar, unicamente, de concursos públicos.

Problema: Não é preciso abandonar sua vida social para passar em um concurso. Tenha em mente que mantendo um calendário de estudos, poderá equilibrar os estudos, família e amigos. Se isolar só irá aumentar sua carga de estresse diário e não queremos isso, não é mesmo?
amigos
Concurseiro Social
Completamente inverso do tipo anterior. Ele gosta de interagir com todos os concurseiros que passam em seu caminho. Se for do tipo que faz curso presencial, se arruma antes das aulas para desfilar nos corredores e fazer novas amizades. Se for do tipo que estuda a distância, frequenta todos os grupos de concursos nas redes sociais, adiciona todo mundo e gasta horas nas janelas de bate-papo.

Problema: É muito bom interagir com pessoas que possuem as mesmas metas que a gente, mas, lembre-se que, aquele seu amigo que vai prestar a mesma prova, será seu concorrente. Não gaste o tempo que poderia estar estudando em conversas fiadas que não levarão a nada. Você terá tempo para fazer amizades quando estiver ocupando a função que tanto deseja!
zumbi
Concurseiro Zumbi
Não fala, não come, não sai e, quando sai, é em busca de livros. Ele passa horas acordado, aliás, nem dorme, só pensando em todos os concursos públicos abertos e quais matérias precisa dominar. Vive pra fazer simulados e, de tanto simulados que fez, acabou ficando dissimulado.

Problema: Um zumbi é um morto vivo! Você quer passar no concurso, mas não precisa perder sua vida enquanto faz isso. Precisamos de motivações e horas de lazer para não prejudicar nossa saúde. Além disso, é preciso se alimentar bem e estudar em horários adequados, além disso, dormir ajuda nosso cérebro a assimilar o conteúdo estudado.
bomba
Concurseiro Terrorista
Aquele que acredita em todas as teorias da conspiração que existem por aí, principalmente, na internet. Ao sinal de qualquer pergunta inconsistente na prova, sai por aí apoiando todas as possibilidades de anulação ou suspensão de um processo seletivo, especialmente, por não ter sido aprovado. Encara os concursos públicos como se fossem uma guerra, onde o alvo é sempre ele.

Problema: Não é preciso ficar neurótico. Raramente, uma prova de concurso é anulada e, quando temos problemas em alguma questão, somente esta é anulada. O que vale é garantir a maior pontuação possível para ter uma boa posição. Ao mesmo tempo, evite fóruns e grupos de internet onde os frequentadores coloquem informações com fontes duvidosas.

E então, se identificou com algum tipo? Nada melhor que equilíbrio em nossas vidas. Ser um concurseiro é uma tarefa difícil, mas nada de exageros. Com um material adequado, plano de estudos e aulas esclarecedoras é possível chegar no seu objetivo e é por isso que o IOB Concursos está sempre do seu lado!

Veja o que outras pessoas acham deste conteúdo. Comente você também.

Deseja mesmo encerrar esse chat?


Motivo:


Encerrar Cancelar