E-mail/Senha incorreto. ×

ESQUECEU SUA SENHA?

Não se preocupe. Basta informar o e-mail que você usou para se cadastrar em nosso site.

Senado aprova projeto que cria a Lei Geral dos Concursos Públicos

Por: Vanessa Cagliari
17/06/2016
Senado aprova projeto que cria a Lei Geral dos Concursos Públicos 

Foi aprovada na quarta-feira, 15 de junho, pelo Senado Federal, a PEC 75/2015 que cria a Lei Geral dos Concursos Públicos nas esferas federal, estadual e municipal, e busca evitar fraudes nos processos seletivos.

 

 

O intuito do projeto, de autoria do ex-senador Douglas Cintra (PTB-PE), é oferecer a possibilidade de criar uma lei nacional com normas gerais para todas as seleções públicas de todas as esferas, facultando aos estados e municípios apenas alterações para adaptar as regras às características locais.

 

 

A proposta concede ao Legislativo ter a iniciativa dessa lei, sendo concedida autonomia a estados, municípios e ao Distrito Federal, para adequarem-na a suas realidades. Segundo o relator do processo, o senador Valdir Raupp (PMDB-RO), essa proposta precisa ser aprovada, pois não pode-se admitir a ocorrência de fraudes nos concursos.

 

 

“O instituto do concurso público é uma das maiores conquistas do povo brasileiro e representa um dos mecanismos mais democráticos e republicanos de acesso aos cargos e empregos públicos em nosso país. Desse modo, não se pode admitir a continuidade da ocorrência de fraudes e de ineficiência em concursos, conforme vem noticiando a mídia", afirmou o senador.

 

 

Após a aprovação do projeto pela Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania, a PEC 75/2015 será analisada em duas sessões de discussão e posterior votação no Plenário do Senado. Se aprovada a proposta, será formulada uma lei que envolverá artigos que evitem a cobrança de taxas de inscrição de valores elevados, editais sem publicidade, ausência de indicação bibliográfica, entre outras regras.

 

Com informações de Agência Senado

 

Veja o que outras pessoas acham deste conteúdo. Comente você também.

FECHAR x
Deseja mesmo encerrar esse chat?


Motivo:


Encerrar Cancelar