E-mail/Senha incorreto. ×

ESQUECEU SUA SENHA?

Não se preocupe. Basta informar o e-mail que você usou para se cadastrar em nosso site.

Saiba como responder questões de múltipla escolha

Por: Vanessa Cagliari
16/06/2015
Saiba como responder questões de múltipla escolha 

A primeira fase da maioria das seleções de concursos públicos é formada por uma prova objetiva seletiva ou de múltipla escolha e, para responder as questões de forma inteligente driblando as pegadinhas, é essencial se preparar com antecedência, pois essa avaliação é eliminatória e classificatória. Acompanhe a seguir, algumas técnicas para acertar questões de múltipla escolha usando o raciocínio e a lógica.

 

1.Leia a questão inteira

Uma pegadinha muito frequente em provas de múltipla escolha é colocar apenas respostas verdadeiras, mas que não respondem ao enunciado. Portanto, antes de assinalar uma alternativa, leia a questão integralmente.

 

2.Elimine as alternativas incorretas

Em geralem cada questão há uma ou duas respostas que são erradas e que não fazem sentido, portanto elimine estas. Dessa forma, você terá mais chances de escolher a resposta certa. Uma outra forma de descobrir se uma resposta é a correta é comparar as respostas, pois sempre existe um detalhe em uma das alternativas que a torne incorreta.


3.Pense na resposta
 

Depois de ler toda a questão, pense nas possíveis respostas antes de analisar as alternativas. Assim, há menos probabilidade de você se confundir com alternativas ambíguas ou semelhantes.

 

4.Tome cuidado com “nenhuma das alternativas está correta/incorreta”

É muito recorrente, em questões de concurso, respostas como: “Nenhuma das alternativas está correta” e “Nenhuma das alternativas está incorreta” e esse tipo de resposta confunde os candidatos. Se você tem certeza de que uma delas é certa, então não escolherá a opção “Nenhuma das alternativas está correta”.

 

5.Fique atento com “sempre” e “nunca”

Existem perguntas que incluem respostas com termos como “sempre” e “nunca”. Tome cuidado, pois é provável que as respostas estejam incorretas, especialmente em provas de matérias da área de Humanas. Em geral, as respostas corretas contêm palavras como “geralmente” ou “em boa parte dos casos”. 

Com informações de Academia do Concurso

 

Veja o que outras pessoas acham deste conteúdo. Comente você também.

Deseja mesmo encerrar esse chat?


Motivo:


Encerrar Cancelar