E-mail/Senha incorreto. ×

ESQUECEU SUA SENHA?

Não se preocupe. Basta informar o e-mail que você usou para se cadastrar em nosso site.

Principais Curiosidades Sobre Concursos Públicos

Por: Daniel Fernandes
14/11/2017

As principais dúvidas sobre concursos para você começar a estudar agora

 curiosidades concursos

Então você decidiu investir nos seus estudos para concursos públicos? Parabéns! A funcionalismo público garantem altos salários, estabilidade e segurança profissional, além de outros benefícios que diversos cargos oferecem.

Por outro lado, para quem ainda é um concurseiro iniciante é normal se deparar com várias dúvidas sobre esse universo. Pensando nisso, para tirar todas as suas dúvidas, separamos as principais curiosidades que você precisa saber sobre concursos públicos. Confira:

 

1 - O que é Certame?

Com certeza você já se deparou com a palavra “certame” ao ler uma notícia sobre concursos. Acontece que “certame” é um sinônimo para concursos.

De acordo com o dicionário, o significado de “certame” é sinônimo de: briga, combate, luta, concurso, torneio, debate, litígio.

> Concursos Previstos para o Próximo Ano
> Guia para concurseiros iniciantes

 

2 - Diário OFicial

Os diários oficiais são jornais criados, mantidos e administrados por governos para publicar as literaturas dos atos oficiais da administração pública executiva, legislativa e judiciária. As denominações variam conforme o país, assim nuns a denominação é boletim oficial, gazeta oficial, jornal da república e outras.

No Brasil, o Diário Oficial (DO) é uma publicação na qual são publicadas as leis, licitações, atas de plenário e todas as demais atividades de uma divisão administrativa brasileira.

É o Diário Oficial publica autorizações de concursos. Normalmente, o edital é publicado em um prazo de 6 meses, após a divulgação da autorização.

Em outras palavras, após a publicação da autorização de concurso, o candidato tem, no máximo, 6 meses para se preparar definitivamente para o concurso.

 

3 - Exigências de Qualificações

Cada vaga de concurso público exige certas qualificações do candidato. Por exemplo, vagas de nível médio, exigem que o candidato tenha o segundo grau completo. Outros concursos exigem o nível superior em qualquer área ou em uma área específica. Neste caso, é necessário a apresentação dos documentos comprobatórios, como o diploma de graduação.

 

4 - Cadastro Reserva

Concursos para cadastro reserva são seleções para o preenchimento de vagas futuras, quando houver necessidade. Ou seja, não há contratação imediata.

Existem muitos motivos para o Cadastro Reserva, como dispensa de trabalho, exonerações, aposentadorias, licença maternidade ou saúde, entre outras. Por conta disso, os órgãos precisam do cadastro reserva para selecionar novos funcionários com maior agilidade de contratação.

 

5 - Validade de Concursos

Muitos candidatos perdem a chamada do concurso por não acompanharem seu prazo de validade, que, de acordo com o artigo 37, III, da Constituição Federal de 1988, é de até dois anos, podendo ser prorrogado uma vez e por igual período.

Há alguns concursos em que os prazos são menores, como é o caso de Furnas (um ano) e da Receita Federal (seis meses).

Dessa forma, o candidato não pode deixar de acompanhar as listas de convocações e, caso tenha sido aprovado e no prazo de até dois anos não for convocado, deve acionar a justiça e cobrar seus direitos.

 

6 - Banca Cespe

Provavelmente você já deve ter ouvido falar da Cespe (CESPE / UnB). Acontece que ela uma das bancas mais temida entre os concurseiros pela sua rígida política de seleção.

Entre os motivos é pelo fato de que a banca utiliza o famoso critério “uma errada anula uma certa”, ou seja, o candidato julga como certa ou errada a afirmativa e cada erro cometido anula um acerto no cálculo do resultado final. Assim, se o concurseiro decidir por não responder a pergunta, nenhum ponto é somado nem subtraído. Porém, vale destacar que, de acordo com as normas contidas no edital de abertura de cada concurso, em algumas provas o concorrente só perde uma questão a cada duas ou três erradas.

Segundo informações da própria organizadora, o procedimento de avaliação é justificável em um processo seletivo que visa selecionar o candidato com melhor capacidade de analisar, interpretar e responder a partir do que aprendeu, descartando o “chute” ou a possibilidade de aprovação ao acaso.

> Veja dicas para ir bem na Banca Cespe

7 - Concorrência

A concorrência nos concursos públicos é muito acirrada, principalmente, em concursos federais com boas remunerações e benefícios. Por outro lado, pesquisas indicam que, em média, 80% dos candidatos que prestam provas de concursos são iniciantes.

Sendo assim, para se destacar entre os outros candidatos, basta investir no seu preparo. Os cursos online preparatórios para concursos públicos são uma boa opção para quem precisa estudar e precisa conciliar com as outras tarefas do cotidiano. Como o curso é online, é possível estudar em qualquer lugar em qualquer horário.

Clique aqui experimente totalmente grátis um de nossos cursos preparatórios.

 

7 - Nome Sujo

Quem tem nome sujo pode prestar concursos públicos?” Essa é uma das principais dúvidas que os concurseiros têm. Acontece que existia uma cláusula na CLT que impedia contratação e prévia demissão de bancários com o nome sujo. Essa cláusula caiu em desuso em 2010. Portanto, para certames de concurso, não existe esse tipo de restrição.

 

8 - Tipos de Provas

Geralmente, os concursos públicos fazem sua seleção por provas teóricas, compostas de questões objetivas (alternativas) e discursivas. Em alguns casos, também pode ser exigido Provas Práticas e Provas Físicas.

Além das provas, o candidato pode passar também por exames toxicológicos e investigação social.

Para ir bem nas provas objetivas é recomendado que o candidato realize simulados de provas anteriores. Dessa forma, estará se preparando para o estilo de prova da banca organizadora, além de testar seus conhecimentos.

Dicas para ir bem em provas dissertativas.

Clique aqui e entenda melhor sobre exames toxicológicos e investigação social.

 

 

E-mail já cadastrado. ×

Receba nossas novidades

Veja o que outras pessoas acham deste conteúdo. Comente você também.

Deseja mesmo encerrar esse chat?


Motivo:


Encerrar Cancelar