E-mail/Senha incorreto. ×

ESQUECEU SUA SENHA?

Não se preocupe. Basta informar o e-mail que você usou para se cadastrar em nosso site.

Por que estudar antes do edital?

Por: Editorial IOB Concursos
31/03/2015
estudar antes do edital


 A maioria dos concurseiros iniciantes começam a estudar quando um edital é publicado, mas a primeira dica é fazer exatamente o contrário, mesmo que o edital almejado não esteja aberto o estudo deve iniciar imediatamente.

 

Quem são seus concorrentes?

 

De 10% a 20% dos candidatos inscritos no concurso costumam não aparecer para realizar a prova e, geralmente, mais da metade não se prepara adequadamente para as avaliações. Esses são alguns do principais fatores pelos quais você deve se inscrever em um curso preparatório imediatamente.

 

Prazos a serem cumpridos

 

Aqueles que começarem a estudar antes de um edital já devem deixar também alguns documentos separados, como diploma ou certificado de conclusão de curso, certificados de pós-graduação, holerites (para o caso da isenção da taxa de inscrição) ou documentos que comprovem a situação de deficiência. Até neste ponto quem se preparar com antecedência não perderá os prazos do edital, afinal, não apresentá-los em tempo hábil também pode desclassificar um candidato.

 

Estudar com paciência

 

A prova de um concurso público ocorre, geralmente, entre 30 e 90 dias após a publicação de um edital. O fato é que 90 dias não são suficientes para cobrir um edital completo, por isso se começar antes já terá percorrido metade do caminho.

 

O principal ponto de todos é que o estudo realizado antes do edital é mais tranquilo, não haverá ansiedade ou pressa, desta forma, terá mais qualidade no planejamento e provavelmente conseguirá cumprir o cronograma melhor do que uma pessoa que estuda em cima da hora, já que este é um dos maiores problemas que afligem os candidatos: falta de tempo.

 

Como estudar?

 

Primeiramente, é importante definir o cargo que pretende conquistar. Se não há nada específico, então parta para um planejamento de estudos diversificado com as matérias que podem cair em qualquer tipo de concurso.

 

Mas o que estudar?

 

As matérias que mais caem em concursos, independentemente do nível de escolaridade são Português, Direito Constitucional e Direito administrativo. Para o nível médio, algumas vezes, a matéria é mostrada com a palavra “noções de...” nas matérias jurídicas. Isso servirá para quem não tem um concurso definido e espera algo com lotação para sua cidade ou região.

 

Para quem já possui um órgão ou seguimento de carreira definidos é sempre importante observar os editais anteriores, pois geralmente apresentam poucas diferenças entre um e outro.

Veja o que outras pessoas acham deste conteúdo. Comente você também.

Deseja mesmo encerrar esse chat?


Motivo:


Encerrar Cancelar