E-mail/Senha incorreto. ×

ESQUECEU SUA SENHA?

Não se preocupe. Basta informar o e-mail que você usou para se cadastrar em nosso site.

Ouvir música na hora de estudar. Afinal, é bom ou ruim?

Por: Editorial IOB Concursos
31/07/2014

estudar com música é bom

Muitos estudantes gostam de estudar ouvindo música e se perguntam: afinal, a música ajuda ou atrapalha nos estudos?

 

O que as pesquisas indicam

Um estudo conduzido pela Universidade de Caen, na França, realizou um teste com estudantes de 249 universidades. Todos com o mesmo nível de conhecimento foram divididos em 2 grupos. Ambos os grupos tiveram que assistir a uma palestra e depois resolver uma prova baseada sobre o que foi aprendido.

Os resultados indicaram que o grupo que assistiu à palestra escutando música clássica teve um aumento de atenção e obteve resultados mais satisfatórios se comprados aos alunos que não escutaram as canções.

Outra pesquisa britânica, concluiu também que escutar música durante o estudo pode melhorar o desempenho dos alunos. Porém pesquisa mostra que os estudantes que escutaram música clássica durante seus estudos tiveram um desempenho em média 12% melhor em suas provas de matemática. Mas, não necessariamente o resultado foi devido à música clássica. Para atingir bons resultados, o estilo de música deve ser selecionado conforme a disciplina a ser estudada. O estudo foi financiado pelo serviço de música online Spotify.

> Quais os melhores tipos de música para escutar enquanto estuda?

> Você sabe como funciona a memória? Memoriza o que estudou

 

Efeitos da música
A música também ajuda no desempenho da memória de indivíduos com DDA (Déficit de Atenção) /TDAH (Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade), minimizando o transtorno.

O efeito da música no desempenho de memória varia de pessoa para pessoa. Então, descubra qual música funciona para você, lembrando que ela pode ser motivadora ou atrapalhar sua concentração, prejudicando a memorização. Portanto, o ideal é você fazer vários testes até encontrar o estilo que é melhor para você.

 
Ou seja, você deve determinar se é melhor "com” ou “sem ela”. E, se não puder estudar sem música, descubra qual gênero musical tem efeito positivo em sua memória, colaborando com a sua preparação

Ouvir música instrumental, seja ela clássica ou um rock, é uma ótima dica, pois as palavras da música não interferem no seu estudo. Agora, se for contar com a criatividade, a música pop pode ser a garantia de novas ideias. 

E-mail já cadastrado. ×

Receba nossas novidades



Veja o que outras pessoas acham deste conteúdo. Comente você também.

FECHAR x
Deseja mesmo encerrar esse chat?


Motivo:


Encerrar Cancelar