E-mail/Senha incorreto. ×

ESQUECEU SUA SENHA?

Não se preocupe. Basta informar o e-mail que você usou para se cadastrar em nosso site.

Oficial de Chancelaria: o que é e quais suas funções?

Por: Daniel Fernandes
12/11/2015
 oficial de chancelaria

A carreira de Oficial de Chancelaria faz parte do Serviço Exterior Brasileiro, juntamente com os Diplomatas e os Assistentes de Chancelaria, do Ministério das Relações Exteriores do Brasil (MRE). O cargo, contudo, existe na estrutura do MRE desde a reforma promovida por meio da Lei nº 3.917, de 14 de julho de 1961. Foi a primeira carreira do Serviço Exterior Brasileiro a exigir nível superior.

 

Em outras palavras, os oficiais de Chancelaria são servidores com formação superior e que prestam atividades de formulação, implementação e execução dos atos de análise técnica e gestão administrativa, necessários ao desenvolvimento da política externa brasileira. Mas não confunda com “Assistentes de Chancelaria”, que são servidores de nível médio que prestam apoio técnico e administrativo no Brasil e nas representações brasileiras no exterior.

 

O site do Itamaraty oferece mais detalhes sobre o cotidiano do cargo.

 

O que o Oficial de Chancelaria faz?

Dentre as atribuições da função estão: atividades de formulação, implementação e execução dos atos de análise técnica e gestão administrativa necessárias ao desenvolvimento da política externa brasileira.

 

Por ser uma carreira pluridisciplinar, o perfil dos profissionais costuma ser generalista com oportunidades de praticar habilidades de suas experiências anteriores, como direito, contabilidade, administração, jornalismo, entre outras, além de suas habilidades linguísticas, por conta da flexibilidade da carreira, que possibilita o desempenho das mais diversas funções, no Brasil ou no exterior.

 

Concurso Público

O processo de seleção para Oficial de Chancelaria exige formação superior em qualquer área e ocorre por meio de concurso público, com prova objetiva e também exame escrito (redação em Inglês e Português).

 

No último dia 09, o Ministério das Relações Exteriores (MRE), localizado no Palácio do Itamaraty, em Brasília/DF, lançou edital de concurso para o preenchimento de 60 vagas no cargo de oficial de chancelaria. As jornadas de trabalho são de 40 horas semanais em regime de dedicação exclusiva e os vencimentos chegam a R$ 7.292,00.

 

Todas as 60 oportunidades serão lotadas em Brasília/DF por, no mínimo, dois anos. Os interessados em participar do certame do MRE/DF deverão preencher ficha de cadastro no site da Fundação Getulio Vargas – FGV, entre os dias 16 de novembro e 16 de dezembro. A taxa de inscrição tem valor de R$ 120,00.

 

A seleção

A primeira fase será composta por prova objetiva com 80 questões de múltipla escolha sobre as matérias de Língua Portuguesa (20), Língua Inglesa (20), Noções de Direito (15), Contabilidade (15) e Raciocínio Lógico (15); e avaliação discursiva sobre Língua Portuguesa e Língua Inglesa.

Os exames serão aplicados no dia 31 de janeiro, nas cidades de São Paulo/SP; Recife/PE; Porto Alegre/RS; Belém/PA e Brasília/DF. Os aprovados serão convocados para a última fase que contará com um curso de preparação, de caráter eliminatório e classificatório, a ser realizado em Brasília/DF. A data ainda será divulgada.

 

Se prepare para o concurso de Oficial de Chancelaria

O IOB Concursos preparou um curso para o cargo de Oficial de Chancelaria que cobre 97% do edital do concurso público do MRE. Nossa metodologia é simples e direta, oferecemos um plano de estudo para você não perder nenhuma disciplina até o dia da prova. Além de simulados, questões e orientação de aprendizagem.

Tenha acesso ilimitado às videoaulas, clique aqui e conheça!


Veja o que outras pessoas acham deste conteúdo. Comente você também.

Deseja mesmo encerrar esse chat?


Motivo:


Encerrar Cancelar