E-mail/Senha incorreto. ×

ESQUECEU SUA SENHA?

Não se preocupe. Basta informar o e-mail que você usou para se cadastrar em nosso site.

O que é preciso fazer para passar em concursos públicos? Por Coach Charles Peterson

Por: Editorial IOB Concursos
10/09/2013
 Por IOB Concursos

 


Charles Peterson é Coach de Carreira Pública Certificado pela Sociedade Brasileira de Coaching nas modalidades: Personal & Professional Coaching® e Executive Coaching®. Experiência de mais de 10 anos realizando atendimento aos candidatos a concursos públicos; Professor de Técnicas de Estudo da Faculdade IBS Business School, Credenciada FGV (Fundação Getúlio Vargas); Ministra cursos e treinamentos de como falar em público e preparação para prova oral. Graduado em Filosofia, possui conhecimento e aprendizagem constante nas áreas do direito, psicologia e administração de empresas, além de conhecimentos mais específicos em neurociência, processo de aprendizagem e de memorização, filosofia da mente e filosofia clínica.

 

Quando uma pessoa decide: “quero passar em concursos”, qual deveria ser o primeiro passo desta pessoa? Geralmente, o primeiro passo de quem toma esta decisão é começar a estudar. Mas será que “começar a estudar” é o primeiro passo para ser aprovado em concursos públicos? E se não for, qual seria?

O que é preciso fazer para passar em concursos? Muitos dizem: “estudar muito”.  Ocorre que estudar muito sem método é o mesmo que fazer muita academia, mas de qualquer jeito: o desgaste é grande e os resultados são pequenos.

 

Outros alunos pensam que “estudar muito” não é só a primeira coisa a se fazer e sim a única. É o mesmo que pensar que para emagrecer basta fazer muita atividade física, somente. Todavia, os fatos mostram que tal não funciona.

Para passar em concursos é preciso planejamento, estudo com método e equilíbrio pessoal. Os três aspectos são necessários e não apenas alguns destes aspectos.

Veja a lista de ações fundamentais para quem deseja passar em concursos:

1.    Levantar dados sobre o concurso e sobre você mesmo;

2.    Elaborar um bom planejamento de estudo;

3.    Contabilizar a produtividade;

4.    Aprimorar-se constantemente;

5.    Rever periodicamente o conteúdo estudado;

6.    Fazer muitos exercícios;

7.    Fazer simulados;

8.    Desenvolver autoconfiança, motivação e controle da ansiedade.

 

É difícil pensar em passar em concursos sem levar em conta todos os itens desta lista. E qual seria o primeiro passo de quem deseja passar em concursos? Levantar dados sobre o concurso e sobre você mesmo.

Certamente, começar a estudar sem planejamento pode ser prejudicial, pois se perde muito tempo e dinheiro até estudando sem eficácia.

E você, quais itens desta lista você precisa desenvolver mais e quais já está praticando?

Acompanhe nos próximos artigos mais detalhes sobre: Levantar dados sobre o concurso e sobre você mesmo.

 

Bons estudos e até a próxima!

Coach Charles Peterson

Quer conhecer mais Técnicas de Estudo gratuitas? Acesse: www.charlespeterson.com.br.

 

 

 

 

 

Veja o que outras pessoas acham deste conteúdo. Comente você também.

Deseja mesmo encerrar esse chat?


Motivo:


Encerrar Cancelar