E-mail/Senha incorreto. ×

ESQUECEU SUA SENHA?

Não se preocupe. Basta informar o e-mail que você usou para se cadastrar em nosso site.

O guia definitivo de português para concursos públicos

Por: Editorial IOB Concursos
23/12/2014
portugues para concurso

 As provas de português em concursos públicos costumam ter uma dificuldade acima da média. Isso porque são cobradas, geralmente, assuntos mais complicados do que não ensinado em aulas tradicionais. Além disso, os concursos são cada vez mais concorridos, por isso, gabaritar em um assunto pode ser essencial para conseguir aquela vaga que você tanto almeja.

 

Dificuldades
Alguns candidatos estudam muito para o dia da prova, porém, acabam perdendo a concentração por nervosismo e ansiedade que atrapalha muito na hora da prova.

 

Outro problema identificado pelos professores é que os candidatos não conseguem interpretar corretamente as questões.

 

Para evitar esse problema é aconselhável procurar sobre gramática além dos livros, como cursos especializados, professores ou pessoas que saibam um pouco mais sobre a disciplina. É importante, também, que o candidato faça provas de concursos anteriores para se familiarizar com as questões e enunciados. Estas provas podem ser adquiridas em publicações vendidas em livrarias e bancas de jornais, além de serem disponibilizadas pela internet.

 

Tenha em mente que, dependendo da área para qual prestará o concursos, o Português é a matéria de maior peso, por esse motivo, é aconselhável se dedicar horas extras para o estudo da disciplina.

 

Um dos assuntos que costumam cair com frequência são: “Estrutura Sintática”, “Termos Integrantes da Oração”, “Vozes Verbais”, “Termos da Oração”, “Sintaxe de Período e o Estudo das Conjunções”, “Concordância Verbal”, “Concordância Nominal”, “Crase”, “Pontuação” e “Coerência e Coesão Textual”.

 

Lembre-se que os concursos não cobram apenas a gramática, sintaxe e semântica, mas também interpretação de texto e redação. Além disso, é necessário praticar, pois de nada adiante saber as regras gramaticais se não souber aplica-las.

 

Nada melhor que praticar redação que escrever e ler bastante. Os concursos costumam cobrar que sejam feitos textos dissertativos sobre temas da atualidade. Portanto, leia sempre os jornais ou acesse sites de notícias para se manter informado sobre os assuntos e ter bons argumentos em sua redação.

 

Analise o edital. Muitas vezes o próprio edital do concurso lhe fornece dicas sobre autores que serão cobrados na prova.

Veja o que outras pessoas acham deste conteúdo. Comente você também.

Deseja mesmo encerrar esse chat?


Motivo:


Encerrar Cancelar