E-mail/Senha incorreto. ×

ESQUECEU SUA SENHA?

Não se preocupe. Basta informar o e-mail que você usou para se cadastrar em nosso site.

Melhore seu desempenho na interpretação de textos

Por: Editorial IOB Concursos
23/12/2014
interpretacao de texto

 A interpretação de texto pode ser decisiva para conquistar uma boa nota em exame de concurso público, por conta do peso das questões. Se o candidato consegue se sair bem na maioria das disciplinas e se sai mal em interpretação, ele pode ser desclassificado, dependendo do critério do concurso. Por isso, separamos algumas técnicas para te ajudar a ter um bom desempenho na prova.

 

Fragmentos - O texto é como uma colcha de retalhos. Primeiramente, divida o texto em partes, veja as ideias mais importantes em cada uma e estabeleça relações entre elas.

 

Questões antes do texto - Leia todas as questões antes da prova, pois dessa forma você define uma linha de raciocínio e, à medida que lê o texto, já busca as respostas.

 

Marcação do texto -  À medida que for lendo o texto, vá grifando as questões mais importantes. Use também asteriscos e chaves para destacar os pontos mais importantes.

 

Vocabulário – Durante o estudo, anote as palavras não entendidas e procure o significado delas no dicionário, que deve fazer parte do material de estudo.

 

Conjunções – Os candidatos devem entender bem as conjunções que são as expressões usadas para introduzir uma ideia nova no texto, como por exemplo, embora, todavia, no entanto, entretanto, entre outros.

 

Pronomes e elipses – Os pronomes são usados para substituir palavras já citadas, e a elipse é usada para omitir palavras subentendidas na frase para evitar a repetição. Esses conceitos devem ser dominados para melhor compreensão do texto.          

 

Faça perguntas - Uma forma de interpretação que funciona é procurar no texto as repostas para as perguntas “o que”, “quem”, “quando”, “onde”, “como”, “por que", “para que”, “para quem”, entre outras. Essa técnica deixa a leitura mais clara.

 

 

Com informações do portal G1

Veja o que outras pessoas acham deste conteúdo. Comente você também.

Deseja mesmo encerrar esse chat?


Motivo:


Encerrar Cancelar