E-mail/Senha incorreto. ×

ESQUECEU SUA SENHA?

Não se preocupe. Basta informar o e-mail que você usou para se cadastrar em nosso site.

Estudando com música: quais os melhores tipos de música para escutar enquanto estuda?

Por: Daniel Fernandes
23/04/2015
 estudar ouvindo música

Estudar enquanto escuta música é uma preferência de muitos estudantes. Afinal, ela torna o clima mais animado, leve e abafa ruídos e barulhos inconvenientes.

Segundo um estudo britânico feito em patrocínio com o Spotify, escutar música durante o estudo pode melhorar o desempenho dos alunos. Porém, não pense que basta ligar em qualquer estilo musical, pois a pesquisa indica que os estudantes que escutaram música clássica durante seus estudos tiveram um desempenho, em média, 12% melhor em suas provas de matemática.

Foi constatado que a melodia e a escala tonal em músicas clássicas, como 'Fur Elise' de Beethoven (60-70 batidas por minuto), ajudou os alunos a estudarem por mais tempo e a reterem mais informação.

A explicação é que, de acordo com a pesquisa, músicas nessa escala induz a um estado de relaxamento em que a mente está calma, mas alerta. A imaginação é estimulada e a concentração ampliada. Esses são fatores que melhoram o aprendizado.


ouvir musica enquanto estuda é bom ou ruim?

Mas, fica a pergunta: Quais são os melhores estilos de música para escutar enquanto estudo?

De acordo com a ciência, a estilo de música que mais ajuda o cérebro são as clássicas, especialmente do período barroco, que utilizam um ritmo de 60 batidas por minuto. Entretanto, nesta era moderna e da internet, você pode se sentir confortável ouvindo outros estilos musicais o que pode variar de acordo com o tipo de matéria que estiver estudando. O segredo é encontrar as músicas ideais e que, lógico, sejam do seu agrado.

Por exemplo, se estiver estudando assuntos que exigem o pensamento lógico, opte por músicas instrumentais. Esse tipo de estímulo exercita seu lado criativo, especialmente se o que você precisa fazer envolve algum tipo de escrita.

Acontece que quando você escuta uma música com letra, seu cérebro vai ter que trabalhar com essa informação e, muitas vezes, você pode se atrapalhar na hora de escrever e decorar um assunto.

Caso você não consiga ouvir músicas instrumentais, uma boa dica é procurar músicas em idioma que você não domine.


monte seu curso 

É necessário prestar atenção ao tipo de música que você coloca em sua playlist. Entenda que nosso cérebro trabalha o tempo todo para prever acontecimentos, quando “a música pula para outra” com o estilo completamente diferente, você desvia a atenção do seu cérebro, porém eleva o nível de dopamina em seu corpo e faz com que seu humor melhore.

Portanto, não existe um “certo ou errado”. A preferência será sempre para músicas que sejam mais contrastantes, pois aumentam o desempenho de suas habilidades. Ou seja, quanto mais simples for a música, melhor será sua concentração.

como ouvir musica enquanto estuda 

Outra informação importante é não exagerar, em outras palavras, você não deve passar todo seu período de estudos de fones de ouvido. Acontece que a música vai perdendo seu efeito durante o tempo, então é bom optar por um ambiente silencioso para absorver conteúdos mais complexos.

 

Os estilos musicais mais aconselháveis para quem precisa se concentrar são:

- Música clássica ou eruditas
Como já dissemos, existe muito o que explorar nesse estilo musical.
- Jazz
Esse estilo possui músicas sem letras e te deixa bem-humorado.

- Músicas calmas
São aquelas músicas com batidas lentas que acalmam a sua mente.

- Músicas ambientes
Músicas que são capazes de te fazer esquecer que está ouvindo música.

- Trilhas sonoras de filmes
Indicadas para momentos desafiadores, como reuniões ou apresentações de projetos.

- Trilhas sonoras de videogames
Não precisa ser um viciado em games para optar para esse estilo, acontece que elas não estão nos jogos à toa, acontece que elas são feitas para ajudar o jogador concentrado, porém, sem causar distração. Perfeito, não é?

 

E então, gostou das dicas? Ligue o play e bons estudos!

E-mail já cadastrado. ×

Receba nossas novidades



Veja o que outras pessoas acham deste conteúdo. Comente você também.

Deseja mesmo encerrar esse chat?


Motivo:


Encerrar Cancelar