E-mail/Senha incorreto. ×

ESQUECEU SUA SENHA?

Não se preocupe. Basta informar o e-mail que você usou para se cadastrar em nosso site.

Dicas para se preparar bem para o teste de aptidão física

Por: Vanessa Cagliari
28/05/2015
Dicas para se preparar bem para o teste de aptidão física 

Alguns concursos públicos exigem, além de conhecimentos específicos do cargo, ótimo condicionamento físico, como o concurso da Polícia Militar de Minas Gerais e o concurso da Polícia Militar de São Paulo para o cargo de soldado. E para conseguir se sair bem no exame de aptidão física, é necessário se preparar com bastante antecedência, pois critérios como força e resistência física são fatores que contam pontos. Confira a seguir, algumas dicas:

 

Faça uma dieta

O treinamento para uma avaliação de aptidão física precisa ser acompanhada de uma dieta específica. Inclua no seu cardápio alimentos como carnes magras e verduras, e evite comer doces, frituras e fast-food. Dessa forma, você terá mais energia, disposição e terá mais chances de alcançar seu objetivo.

 

Mantenha-se sempre em atividade

Manter-se em atividade é essencial para esse exame. Pratique exercícios aeróbicos e de resistência durante todo o período de preparação, pois dessa forma você se sentirá mais seguro no momento da avaliação. Por isso, mantenha-se sempre ativo.

 

Trace a quantidade de treinos semanais 

É importante ter em mente a quantidade de treinos que você conseguirá realizar antes do teste de condicionamento físico, para poder planejar como será cada treinamento e qual o foco que será dado em cada período.

 

Foque nas especificidades do teste

Concentre-se naquilo que realmente interessa, ou seja, se o teste exige que você corra apenas 1 km, não precisa treinar para 10 km. Existem pessoas que erram nesse teste por quererem mostrar mais do que é requisitado no edital. Não se esqueça que o teste de aptidão física não soma pontos, mas elimina caso você não atinja o nível de condicionamento exigido.

 

Descanse mais na semana anterior ao teste

Antes da semana do teste, reduza a quantidade de exercícios e procure descansar mais para que você consiga ir para o exame com o máximo de energia.

 

Preste atenção na sua alimentação antes do teste

Antes de ir para a avaliação, evite alimentos gordurosos e pesados, senão você terá um desempenho reduzido. Parece óbvio, mas muitos candidatos cometem o erro de não se alimentar adequadamente antes desse teste.

 

Antes de iniciar a preparação, o candidato deve procurar um profissional para avaliar se ele possui boa saúde por meio de testes de pressão arterial, teste de glicemia, peso, circunferência abdominal e se possui doenças respiratórias ou cardiovasculares. Caso o candidato esteja em condições de participar do exame, ele deve buscar a ajuda de um professor de educação física e iniciar o treinamento. Em geral, os exercícios mais comuns são: barra, flexão, abdominal e corrida. No entanto, cada edital tem suas especificidades e é importante estar atento aos tipos de movimento, número de repetições, tempo de duração, entre outros detalhes.

 

Com informações de Treino Mestre

 

Veja o que outras pessoas acham deste conteúdo. Comente você também.

Deseja mesmo encerrar esse chat?


Motivo:


Encerrar Cancelar