E-mail/Senha incorreto. ×

ESQUECEU SUA SENHA?

Não se preocupe. Basta informar o e-mail que você usou para se cadastrar em nosso site.

Dicas para provas dissertativas de concursos públicos

Por: Editorial IOB Concursos
18/09/2017
 dissertativa concursos

Prestar concursos públicos exige muito esforço, preparação e estudos constantes. A maioria dos concursos possuem as tradicionais provas objetivas, com questões de múltiplas escolha. Porém, os concursos mais concorridos também realizam as seleções dos candidatos por provas dissertativas.

 

Pensando nisso, preparamos algumas dicas que vão auxiliar seu desenho em provas dissertativas em provas de concursos públicos.

 

1 – Conhecimentos aprofundados

A prova dissertativa não cobrará somente o conhecimento técnico do candidato, mas, também, seu domínio da língua portuguesa e de elementos de escrita. Por conta disso, a resposta deve ser um texto bem estruturado para a compreensão do examinados.

Além disso, é recomendado ser objetivo na resposta, ou seja, o examinador irá considerar respostas claras e sem enrolação. Caso queria acrescentar uma informação, faça isso somente depois de responder devidamente a pergunta.

   

2 – Gramática e coesão

É muito importante o candidato se atentar a forma gramatical correta, sem erros de português e com clareza de raciocínio. Mesmo que sua resposta esteja correta do ponto de vista técnico, poderá pontos se não estiver em consonância com a língua portuguesa. Também é necessário entender como estruturar seu texto.

A dica é responder de forma clara e objetiva logo nas primeiras linhas. Dessa forma, o examinador já terá uma noção que o candidato sabe do que está falando.

E-mail já cadastrado. ×

Receba nossas novidades

 

3 – Pratique a produção de texto

Sabemos que escrever de forma coesa exige prática e domínio da língua portuguesa. Portanto, a dica é praticar resolvendo exercícios, simulados, montando textos explicativos e resumos.

Quanto mais praticar mais te levará a perfeição e, consequentemente, bons resultados em provas dissertativas de concursos.

 

4 – Caligrafia

Além da forma gramatical e estrutura do texto, o candidato também deve ter atenção à caligrafia, pois, se o examinador não conseguir entender o que foi escrito, a questão é zerada automaticamente.

Também é necessário que o texto seja escrito todo em um formato. Por exemplo, se for escrever com letra cursiva, escreva tudo com letra cursiva. Cuidado as letras maiúsculas que devem ser diferenciadas de forma clara.

 

Por fim, sempre obedeça o limite mínimo e máximo de linha nas respostas.

Veja o que outras pessoas acham deste conteúdo. Comente você também.

Deseja mesmo encerrar esse chat?


Motivo:


Encerrar Cancelar