E-mail/Senha incorreto. ×

ESQUECEU SUA SENHA?

Não se preocupe. Basta informar o e-mail que você usou para se cadastrar em nosso site.

Dicas para o exame de aptidão física

Por: Editorial IOB Concursos
23/12/2014
aptidao fisica


 O exame de aptidão física é comum em seleção de cargos da área da segurança em concursos. Esse exame é eliminatório, ou seja, se o candidato for aprovado em todas as etapas da seleção e reprovar no teste físico, ele perde a vaga.  Portanto, a preparação física deve começar no momento em que o candidato decidir prestar o concurso, e não somente após a aprovação no teste teórico.

 

Confira algumas dicas para se sair bem em um exame de avaliação física:

 

 

Consulte especialistas - Procure um médico e faça uma avaliação geral para saber se você tem condições de realizar os exercícios propostos. A partir disso, comece a treinar o quanto antes e peça ajuda de um profissional

 

Musculação – É importante fazer exercícios de musculação para fortalecimento dos braços, região do tórax e pernas. Eles estão indicados para os testes de barra fixa e flexão no solo. Entre todos os testes de avaliação física, o teste da barra é o que mais reprova. Os homens devem ficar com os braços estendidos e depois flexiona-los elevando o queixo acima da barra na quantidade de vezes determinada. Já as mulheres devem segurar a barra com o queixo acima do equipamento por alguns segundos.

 

Resistência aeróbica – Nos exercícios de corrida, verifique quantos metros são percorridos por minuto e a velocidade média mantida por 10 minutos. O ritmo deve ser constante. Esse treino é ideal para o teste de corrida de 12 minutos.     

 

Teste de velocidade – Corra várias vezes a distância de 50 metros usando 75% da capacidade física até ganhar condicionamento. Depois de algum tempo de treino, você estará preparado para usar a sua velocidade máxima no treino. Ideal para o teste de corrida de 50 metros.      

 

 

Abdominal – Todos os dias faça 3 séries de 10 flexões abdominais. À medida que a resistência física for aumentando, eleve a velocidade dos exercícios.

 

Na academia – Treine na academia 3 vezes por semana, uma hora por dia. Se o ritmo for mantido, você estará condicionado para o teste de capacitação física em 8 semanas.

 

Previna lesões – Procure usar tênis e roupas confortáveis e adequados para a prática de exercício físico. Faça alongamentos antes dos exercícios e evite exposição ao sol e à poluição durante os exercícios. Não treine todos os dias, dê um intervalo de 48 horas entre os exercícios.

 

Alimentação – Antes do teste, se alimente bem e faça refeições ricas em carboidratos para ter energia. Se o teste for de manhã, consuma sucos, frutas, torradas e queijo branco, duas horas antes do teste. Se o teste for à tarde, o faça uma refeição rica em carboidrato três horas antes. Beba bastante líquido e
não esqueça de levar o atestado médico correto.

 

Com informações de portal G1

Veja o que outras pessoas acham deste conteúdo. Comente você também.

Deseja mesmo encerrar esse chat?


Motivo:


Encerrar Cancelar