E-mail/Senha incorreto. ×

ESQUECEU SUA SENHA?

Não se preocupe. Basta informar o e-mail que você usou para se cadastrar em nosso site.

Dicas: Como fazer uma boa prova oral

Por: Editorial IOB Concursos
22/01/2015
prova oral

 As provas objetivas são sempre uma etapa difícil para o concursando, mas algumas vezes os certames envolvem também prova oral, geralmente nas últimas etapas, onde o examinador pede que o candidato discorra sobre determinado assunto.

 

A prova oral pode ser muito difícil para quem não tem uma oratória tão trabalhada, por isso vamos dar algumas dicas de como reagir no dia desta etapa:

 

Dica 1

Procure olhar sempre para o examinador, não olhe para baixo ou para os lados. Fale pausadamente e com segurança, com uma respiração estável, caso contrário você poderá demonstrar insegurança e não conseguir convencer.

 

Dica 2

Não exagere nos gestos e mantenha apenas uma tonalidade na voz. Mais uma vez, exercícios de respiração podem te ajudar a demonstrar mais segurança, pois quanto mais oxigênio seu cérebro receber mais calmo você irá ficar e sua voz poderá se manter.

 

Dica 3

Mantenha uma postura sempre seguindo a linha do queixo, nunca acima, para não demonstrar arrogância ou para baixo demonstrando insegurança. Não faça movimentos repetitivos, ao passo que deve articular bem e falar sempre soltando o ar, para que o examinador possa lhe entender perfeitamente.

 

Dica 4

Não use expressões como: “Então...”, “Eeeeeh”, “Iiiiiih” ou “Daí”, também dizeres como “Acho que...”. Nunca se esqueça de referências como “Vossa Excelência”, usado para desembargadores e Ministros. Use também as expressões corretas como “De acordo com a interpretação da lei...”, sempre demonstre embasamento, nunca algo que venha do seu pensamento.

 

Dica 5

Para uma boa prova, treino é fundamental. Tire um dia para fazer a simulação de sua oratória, pois somente desta forma, sua ansiedade baixará e você poderá ter a chance de fazer uma boa prova.

Veja o que outras pessoas acham deste conteúdo. Comente você também.

Deseja mesmo encerrar esse chat?


Motivo:


Encerrar Cancelar