E-mail/Senha incorreto. ×

ESQUECEU SUA SENHA?

Não se preocupe. Basta informar o e-mail que você usou para se cadastrar em nosso site.

Descubra qual o seu estilo de aprendizagem. Pode ser o que falta para sua aprovação!

Por: Editorial IOB Concursos
20/11/2014
 Participe do sorteio do livro:Seja a pessoa certa no lugar certo”

 

A maioria dos alunos tem um jeito diferente de aprendizagem, é essencial conhecer a forma que você aprende para, então, desenvolver técnicas que aumentem seu desempenho.

 Tipos de aluno


Para Eduardo Ferraz, consultor, palestrante e autor de 2 best-sellers sobre Modelos Mentais: “
Vencer é ser você e “Seja a pessoa certa no lugar certo”.  São 3 os perfis de aprendizado ou modelos mentais, denominados como: Auditivo, Visual e Sinestésico. Ele ressalta que é preciso conhecer qual o seu perfil predominante, para então alcançar sua máxima performance. Segundo o Consultor, cada pessoa possui um percentual de cada modelo mental, mas em 90% dos casos um dos modelos é predominante.

“A incidência desses tipos varia muito, em São Paulo, por exemplo mais da metade das pessoas são mais agitadas e aprendem pelo estimulo visual. Já em locais mais calmos esse índice chega a 20%”, afirma o Ferraz.

 

Alunos auditivos aprendem ouvindo

Se você é um aluno auditivo, provavelmente precisará ouvir duas ou mais vezes o mesmo conteúdo para absorvê-lo, e isso não tem nenhuma relação com inteligência, significa apenas que seu cérebro “funciona melhor” quando utiliza ao máximo o sentido da Audição. Essas pessoas são geralmente introvertidas, interagem pouco, mas prestam atenção em tudo.

Dica: Leia suas notas em voz alta e discuta com outras pessoas, caso estude sozinho, faça autoquestionamentos e auto explicações. Você pode ainda, gravar e reproduzir depois para potencializar a capacidade de memorização.

 

 

 Alunos visuais aprendem vendo

Se você é um aprendiz visual, provavelmente é acelerado, impulsivo, impaciente e acha a aula lenta e monótona. Essas pessoas são geralmente autodidatas e aprendem melhor estudando sozinhas.

Dica: Utilize diferentes cores em suas anotações, utilize diagramas, faça mapas mentais e utilize flash cards para ajudar a gravar os pontos chave. Para você, lembrar de imagens que utilizou nos estudos trará a tona o conteúdo que memorizou.

 

Alunos sinestésicos aprendem fazendo

Já os alunos sinestésicos, interagem mais, são extrovertidos, sociáveis e emotivos. Participam de fóruns e chats, pois gostam de relacionamento. Tem mais naturalidade em compartilhar o aprendizado em redes sociais ou em grupos de estudos.

Dica: Utilize sua dinâmica de estudo para trocar experiências, procure fazer trabalhos em grupo, faça sempre que possível, perguntas para os professores e colegas; mantenha seus estudos sempre com empolgação e dinamismo.

 

A Courseworks da Universidade de Melbourne tem um teste rápido (disponível somente em inglês) que você pode fazer para saber que tipo de aluno você é.

 

 

Descrição: C:\Users\a.lima.CONCURSOS\AppData\Local\Microsoft\Windows\Temporary Internet Files\Content.Outlook\W19WEJJE\42938224 (3) (2).JPGEduardo Ferraz tem mais de 25 anos de experiência e cerca de 30 mil horas de experiência prática  com consultoria em empresas,  treinamentos e palestras nas áreas de negociação e gestão de pessoas. Entre 2010 e 2014, teve mais de 500 participações na mídia, entre artigos e entrevistas sobre diversos temas relacionados à negociação, gestão de pessoas e à neurociência comportamental. Atualmente é colunista na rádio CBN Curitiba, e articulista na EXAME.com.

 

Participe do sorteio do livro “Seja a pessoa certa no lugar certo”. Preencha o formulário em nosso Blog, até dia 1º de dezembro. O resultado será divulgado  no Facebook. Boa sorte!

 

Veja o que outras pessoas acham deste conteúdo. Comente você também.

Deseja mesmo encerrar esse chat?


Motivo:


Encerrar Cancelar