E-mail/Senha incorreto. ×

ESQUECEU SUA SENHA?

Não se preocupe. Basta informar o e-mail que você usou para se cadastrar em nosso site.

Conheça o perfil da banca Cesgranrio

Por: Vanessa Cagliari
04/09/2017
Conheça o perfil da banca Cesgranrio 

Conhecer as particularidades da banca organizadora, bem como o estilo das questões e o sistema de correção conta pontos a favor dos concurseiros na nota da prova. A Cesgranrio é a grande responsável pela organização de concursos públicos de órgãos como o Banco do Brasil, IBGE, Caixa Econômica, Petrobras e BNDES.

 

Em geral, suas provas são compostas por questões com 5 alternativas mais uma prova dissertativa. O perfil desta banca é semelhante ao perfil da Fundação Carlos Chagas na abordagem das questões, pois são diretas, mas a Cesgranrio tem o costume de explorar 100% do edital, tornando-se difícil prever os tópicos que serão cobrados na prova.

 

Com isso, o candidato deve se aprofundar nos estudos para estar familiarizado com grande parte das disciplinas, pois não terá tempo suficiente para estudá-lo por completo e obter um bom desempenho nas avaliações. Outro tópico considerado característico da Cesgranrio é avaliar a habilidade de raciocínio lógico do candidato, até mesmo nas provas de outras disciplinas específicas, como Atualidades. É aconselhável estudar todos os temas, tentando sempre associar os conhecimentos entre si.

 

E-mail já cadastrado. ×

Receba nossas novidades

 

Além disso, a organizadora costuma explorar bem a letra de lei, porém um pouco mais a doutrina do que a Fundação Carlos Chagas, ainda que de maneira não muito aprofundada. Jurisprudência também é cobrada por parte da banca para quem pretende concorrer a um cargo mais específico, destacando-se sempre o entendimento majoritário dos Tribunais. Dessa forma, é fundamental ler com atenção os informativos do Superior Tribunal de Justiça e do Superior Tribunal Federal.

 
Uma excelente dica para
leitura de informativos são livros que possuem notas e questões comentadas. Inclusive, os cursos preparatórios online já oferecem resumos dos informativos separados por temas. Outra característica peculiar da Cesgranrio é a diferente pontuação que determina entre as questões, tanto objetivas quanto subjetivas.

 

Portanto, caso a prova apresente essa diferença na pontuação das questões, sugere-se ao candidato começar a prova por aquelas que valem mais pontos. Em geral, a Cesgranrio tem o hábito de repetir muitas questões, portanto é importante resolver exercícios de provas anteriores para se acostumar com as palavras usadas pela banca, os assuntos envolvidos, o estilo, entre outros detalhes.

 

 

Bons estudos!

 

Veja o que outras pessoas acham deste conteúdo. Comente você também.

Deseja mesmo encerrar esse chat?


Motivo:


Encerrar Cancelar