E-mail/Senha incorreto. ×

ESQUECEU SUA SENHA?

Não se preocupe. Basta informar o e-mail que você usou para se cadastrar em nosso site.

Conheça o estilo das questões da banca organizadora ESAF

Por: Vanessa Cagliari
30/09/2016
 estilo das questões da banca organizadora ESAF 




Responsável pelos concursos públicos da Receita Federal e do Ministério da Fazenda, a banca organizadora ESAF (Escola de Administração Fazendária) mantêm a tradição de elaborar questões longas, complexas e com conteúdo bastante aprofundado.

 

 

Uma das características de destaque desta banca organizadora em relação às demais é o método de correção e pontuação das provas. A banca ESAF adota o sistema de classificação por nota mínima em cada disciplina e no conjunto das provas. Ou seja, não adianta gabaritar as questões de Língua Portuguesa e não acertar o mínimo exigido na matéria de Auditoria, pois o candidato será desclassificado.

 

 

Na prova de português, o estilo das questões da ESAF é caracterizado pela complexidade, pois costuma apresentar textos filosóficos que pedem ao candidato o domínio de lógica de estruturação do texto. A banca não costuma cobrar gramática em suas questões, no entanto, quando cobra o nível de dificuldade é alto, o que exige muita atenção dos candidatos. Diferentemente das outras bancas organizadoras, as questões da ESAF não valorizam classificações e nomenclaturas, e a gramática é um meio para se compreender o texto.

 

 

Trata-se de uma prova muito grande, o que exige muito tempo para resolvê-la integralmente. Uma ótima dica de como resolver as questões de português da ESAF é dominar os atalhos para resolvê-las da forma mais rápida possível, como não fazer leituras prévias do texto sem uma análise aprofundada para resolver as questões de gramática, praticar com simulados e fazer uma análise das provas anteriores da banca.


Em relação às questões de Direito da ESAF, as disciplinas de Direito Tributário, Direito Administrativo e Direito Constitucional são cobradas em alto nível de dificuldade. São questões bem elaboradas e complexas, com estudos de casos e cobrança da letra de lei. Para essas matérias, é importante se aprofundar em Jurisprudência do STF, acompanhar as resoluções atualizadas e dominar contextualização em língua portuguesa.

 

 

Para lidar com o alto nível de dificuldade das provas da ESAF, é recomendado um estudo aplicado da provas aplicadas pela banca e uma análise minuciosa das questões e do formato das respostas. Pensando nisso, o IOB Concursos desenvolveu o curso online de Exercícios da ESAF - Receita Federal que oferece exercícios das disciplinas de Português, Inglês, Direito Constitucional, Auditoria e Contabilidade Geral e Avançada. Clique aquiconheça o curso, gratuitamente, e saiba tudo sobre o estilo das questões da ESAF.



 

E-mail já cadastrado. ×

Receba nossas novidades


Veja o que outras pessoas acham deste conteúdo. Comente você também.

Deseja mesmo encerrar esse chat?


Motivo:


Encerrar Cancelar