E-mail/Senha incorreto. ×

ESQUECEU SUA SENHA?

Não se preocupe. Basta informar o e-mail que você usou para se cadastrar em nosso site.

Conheça a técnica de estudo a partir dos Mnemônicos

Por: Editorial IOB Concursos
18/02/2015


 Em algumas datas comemorativas do ano sempre buscamos formas de melhorar os estudos ou se concentrar melhor. Novas técnicas são sempre bem-vindas para conseguir se focar no que precisa, por isso vamos aprofundar nossos métodos de estudo com os mnemônicos.

 

O termo mnemônico é derivado do grego “menmóne” e significa recordação. A técnica consiste em juntar prefixos das palavras para decorar uma expressão ou uma frase importante.

 

Por exemplo, precisamos decorar o que diz o artigo 121 do Código Penal, memorize o Mal ReSeVia, que seria o mesmo que:

Mal = Matar Alguém

Re = Reclusão

Se = Seis

Vi = a Vinte anos

 

É claro que montar os mnemônicos depende muito de sua imaginação, mas existem muitos professores que usam essa técnica ao longo das aulas para ajudar o aluno a memorizar assuntos importantes.


monte seu curso iob 

Como montar um Mnemônico

Para montar seu próprio mnemônico você deve juntar os prefixos das palavras que quer memorizar. Para deixar a expressão mais “decorável”, você pode juntar o prefixo com a última letra, por exemplo. O importante é conseguir associar a expressão à resposta de que precisa.

 

Além disso, essa técnica não se restringe apenas a juntar as letras, mas também lembrar de algo pessoal que ajude a decorar. Por exemplo: Preciso decorar de que ano se refere a lei 8.072 sobre os crimes hediondos. Pois bem, sabemos que ela é datada do ano de 1990, você tem algum ente próximo que nasceu nesta data? Um irmão ou um primo?

 

Estes tipos de associação poderão ajudar muito na memorização da parte burocrática dos seus estudos, pois sabemos que alguns termos precisam ser decorados.

Veja o que outras pessoas acham deste conteúdo. Comente você também.

Deseja mesmo encerrar esse chat?


Motivo:


Encerrar Cancelar