E-mail/Senha incorreto. ×

ESQUECEU SUA SENHA?

Não se preocupe. Basta informar o e-mail que você usou para se cadastrar em nosso site.

Concursos públicos para iniciantes: Como começar a estudar

Por: Aldo Junior
09/11/2017

Descomplicamos os primeiros passos para você começar a estudar para concursos agora mesmo.

 

Muitas pessoas enxergam a carreira pública como uma grande oportunidade de conquistar estabilidade financeira e profissional. Num cenário econômico difícil como o atual, essa carreira se torna ainda mais atraente.


No entanto, muitas dúvidas surgem para quem está começando a jornada concurseiro agora. Como se preparar para enfrentar a enorme concorrência para essas vagas? Qual concurso prestar? Qual melhor maneira de estudar? Qual melhor conteúdo preparatório?



Existe resposta para todas essas perguntas?

A primeira observação importante é: não se despere. Existem sim algumas dicas que podem ajudar bastante na preparação do concurseiro iniciante e nós listamos algumas delas neste artigo.


Leia com atenção cada um desses pontos e se esforce para seguir esses métodos. Lembre-se que, antes de mais nada, é necessário praticar tudo o que se aprende, caso contrário, será somente mais um monte de conteúdo que será esquecido.


Dicas para começar a se preparar para um concurso:

1 - Defina as metas

A primeira dica pode parecer óbvia, mas, ainda assim, precisa ser dita. Comece escolhendo a carreira que quer seguir. Como diz o velho ditado, “se você não sabe onde quer chegar, qualquer caminho serve”. Preocupe-se, antes de mais nada, em definir onde quer chegar para depois definir como chegar lá. Essa, talvez, seja a dica mais importante para quem está começando.


Segundo, defina claramente seus objetivos. Depois de escolher a carreira que quer seguir, é importante que você tenha seus objetivos claros em sua mente. De preferência, coloque no papel, em algum lugar ao alcance das vistas. Por exemplo, escreva num post-it “ser fiscal da receita federal” e cole-o em sua apostila ou em seu monitor. Isso vai ajudar a fixar seu objetivo em sua mente.


2 - Plano de estudos

Depois disso, monte um plano de estudos. Esse é um ponto chave no preparo do concurseiro que deseja o sucesso. Um plano de estudos bem definido, precisa seguir algumas etapas:


  1. Pesquise sobre o concurso: não se atenha somente a quantidade de vagas disponíveis e a remuneração oferecida. Procure a maior quantidade de informação possível sobre o concurso que escolheu prestar. Pesquise o edital, provas anteriores, a banca examinadora, local da prova, etc.

  2. Defina um cronograma de estudos para seguir diariamente. Por exemplo, estudar 2 disciplinas por dia, durante 2 horas cada uma delas. Esse tipo de ação deixa as metas mais claras e ajuda a manter a motivação em alta. Estabeleça seu cronograma e siga-o rigorosamente.

  3. Prepare um ambiente de estudos adequado. Tenha um espaço dedicado para organizar seus livros, apostilas e demais materiais. Um ambiente organizado vai te ajudar a manter a concentração e vai facilitar sua rotina.

  4. Procure personalizar seus estudos de forma dinâmica e de acordo com as suas habilidades. Algumas pessoas podem ter maior dificuldade em exatas, outras em humanas e vice-e-versa. É importante entender o peso das matérias no edital do concurso escolhido e distribuir seus esforços de modo estratégico, visando otimizar seu aprendizado.

  5. Adote um plano de revisão periódico para ajudar na fixação do conteúdo. Revisar a matéria vai te ajudar a memorizar o que aprendeu, driblar o esquecimento e evitar precisar correr para rever tudo a poucos dias da prova.


Depois que você traçou um plano de estudos detalhado, fixou seus objetivos ao alcance da vista, montou um cronograma de estudos diário e detalhou um plano de revisão do conteúdo, seu caminho para começar seu preparo já está bastante adiantado.


Porém, é preciso se atentar ainda a mais alguns fatores que podem te prejudicar durante a caminhada.


3 - Fique atualizado

Manter-se bem informado a respeito dos fatos atuais, por exemplo, é algo que muitos concurseiros de primeira viagem se esquecem quando estão se dedicando aos estudos. Muitos concursos públicos exigem que o candidato domine os acontecimentos atuais. Tire um tempo para ler jornais e acompanhar os noticiários para estar por dentro das atualidades.


4 - Abra sua mente

Outro erro comum que prejudica o bom andamento do preparo, é a relação negativa com uma ou algumas matérias que cairão na prova. As crenças negativas a respeito dessas disciplinas, invariavelmente, prejudica o estudo das mesmas. Evite pensamentos do tipo “nunca vou entender matemática”, “odeio português” ou “ninguém consegue entender isso aqui”. Sua mente é sua grande aliada no caminho do aprendizado. Não se boicote e será mais fácil entender e aprender essas matérias.


5 - Mantenha o foco

Evite distrações desnecessárias. Se vai estudar num computador, feche as abas das redes sociais, os aplicativos de troca de mensagens e os sites com conteúdo que não estão ligados ao seu cronograma de estudos. Um minuto se distraindo nas redes sociais pode significar a várias horas de estudo perdidas no final do dia.


Seja coerente e persistente em seus objetivos. Siga o plano de estudos com disciplina e dedicação, evitando alterações que podem te colocar na zona de conforto. Não altere as disciplinas que definiu estudar por não estar com vontade ou por preguiça. Seja rigoroso consigo mesmo e respeite sua rotina de estudos.



6 - Conheça outros concurseiros

Procure sempre se comunicar com outras pessoas que estão no mesmo momento que você. Busque grupos de estudo, aulas coletivas e outros meios de trocar informações a respeito do concurso que escolheu e de aprender com outras pessoas sobre as matérias que têm mais dificuldade. Às vezes, só por mudar a maneira de abordar um assunto, um novo amigo ou professor pode transformar sua relação com tal disciplina.


7 - Exercícios físicos

Dedique-se às atividades físicas e procure manter seu sono em dia. É importante distrair e descansar a mente durante seu preparo para a prova. Evite situações de stress elevado e tenha um tempo definido de descanso para manter-se sempre disposto a dedicar-se aos estudos.


8 - Não existe concurso ideal

Por fim, é necessário esclarecer que não há um concurso ideal para quem está iniciando nessa trajetória. O conselho para quem está começando é definir um objetivo e persegui-lo de maneira dedicada, com afinco. Escolhendo um objetivo claro e tendo um plano de estudos para atingi-lo, qualquer concurso é recomendado.


Claro que alguns concursos têm menor procura e, consequentemente, menos concorrência. Mas esse, como já dito anteriormente, não pode ser fator determinante na escolha. As provas são diferentes, as disciplinas têm pesos diferentes e as bancas examinadoras também não são as mesmas.


Fixar-se em concursos de prefeituras, por exemplo, pode te atrapalhar no preparo para concursos federais. Por isso, novamente, é preciso estar coerente com seu objetivo e se esforçar para atingi-lo contando sempre com um material preparatório que vai ajudar no seu plano de estudos.



Cursos Preparatórios para Concursos

O IOB Concursos possui cursos online para todos os principais concursos do país. Com metodologia pautada em videoaulas exclusivas e orientadores de aprendizagem dedicados, o IOB fornece as informações que você precisa para se destacar nas provas.


Com uma plataforma exclusiva, o aluno tem acesso ao seu rendimento no curso, livros físicos e digitais, palestras ao vivo, chat com os professores, exercícios e simulados de prova que complementam seus estudos de maneira eficaz! E o melhor de tudo isso: não há necessidade de aguardar formação de turma, você pode se matricular agora mesmo!


Aproveite e teste todos os diferenciais do IOB Concursos por 7 dias grátis!



E-mail já cadastrado. ×

Receba nossas novidades


Veja o que outras pessoas acham deste conteúdo. Comente você também.

Deseja mesmo encerrar esse chat?


Motivo:


Encerrar Cancelar