E-mail/Senha incorreto. ×

ESQUECEU SUA SENHA?

Não se preocupe. Basta informar o e-mail que você usou para se cadastrar em nosso site.

Como utilizar certificados de aprovação em concurso para desempate em editais

Por: Editorial IOB Concursos
25/11/2014
 

A cada vez maior a quantidade de pessoas que procuram em concursos públicos salários atrativos, estabilidade e qualidade de vida, isso torna a concorrência cada vez mais acirrada. Não é de surpreender, afinal de contas, o mercado de trabalho anda cada vez mais instável e vemos o tempo todo empresas mudando e fazendo cortes de funcionários, seja por redução de custos ou substituição da mão de obra por máquinas.

Por conta disso, devido à concorrência, alguns concursos acabam tendo seus resultados definidos nos critérios de desempate, situação que pode representar para os candidatos a passagem do céu ao inferno, pois muitas vezes as notas de classificação final tomam muito mais que algumas posições.

Se pegarmos dois editais recentes e muito concorridos, INMETRO e Procurador da República, podemos identificar neles estilos distintos de desempate, que no fundo acabam por valorizar ou a meritocracia do esforço do candidato ou a sua situação pessoal associada ao esforço, critério mais vago, mas não menos justo.

No primeiro caso, temos a avaliação de títulos, que é considerada uma das fases de concursos, é sempre considerada após todas as demais fases dos concursos. Portanto, para garantir a vaga, o candidato, provavelmente, foi aprovado em provas objetivas, discursivas, orais, avaliação psicológica, somente então, ter seus títulos considerados.

Vale lembrar que, geralmente, essa fase está mais relacionada aos concursos de nível superior e mais ainda aos concursos jurídicos.

 

Mas no que consistem os títulos?
Os títulos são documentos que comprovam, oficialmente, alguma atividade realizada pelo candidato, até aquele dia. Os mais comuns são o exercício de docência no ensino superior por X meses, diploma de mestrado, diploma de doutorado e certidão de aprovação em concurso similar.

Mas encontramos também como títulos o exercício de profissão específica por X meses, os diplomas de pós-graduações lato sensu.

Por outro lado, os concursos de nível médio e alguns de nível superior, adotam como critérios de desempate a análise do candidato com maior idade associadas às notas das provas objetivas e subjetivas, tomando por base a maior nota na primeira prova. Se, ainda assim, o desempate não seja solucionado, deverá seguir o último dos critérios: maior nota na prova de conhecimentos específicos e depois maior nota na prova de conhecimentos básicos.

Não há críticas a serem feitas quanto aos critérios. Entretanto, com as informações expostas, analisamos uma sugestão: além de estudar muito para concurso, não deixe de acumular títulos, afinal, nunca se sabe quando irá encontrar alguém com os mesmos conhecimentos que você. 

Veja o que outras pessoas acham deste conteúdo. Comente você também.

Deseja mesmo encerrar esse chat?


Motivo:


Encerrar Cancelar