E-mail/Senha incorreto. ×

ESQUECEU SUA SENHA?

Não se preocupe. Basta informar o e-mail que você usou para se cadastrar em nosso site.

Como fazer uma boa revisão

Por: Ntale Maiorini
25/03/2015
revisao

 É fato que a revisão é muito importante para a fixação do conteúdo estudado. O processo de memorização ocorre somente após muitas repetições e uma destas repetições pode ser feita através da revisão.

 

Para uma boa revisão é preciso que se tenha um material de qualidade e ele deve ser preparado durante todo o estudo. Então, papel e caneta na mão, pois vamos dar algumas dicas de como preparar esquemas de revisão.

 

Obs. : Estas dicas são para revisões a cada final de capitulo, mas a revisão pode ser feita sempre que o aluno achar necessário.

 

Dica 1

A revisão deve ser feita através de resumos que devem conter as principais informações, mas sem esquecer dos detalhes e conectivos que dão sentido ao contexto, ou seja, cuidado com palavras de duplo sentido ou genéricas.

 

Dica 2

Antes de haver uma revisão é preciso certificar-se de que absorveu todo o conteúdo, que realmente houve compreensão. O entendimento de tudo só ocorre depois de muitas repetições, então veja vídeos na internet sobre o tema, realize leituras e resolva exercícios, depois de tudo isso é que vem a revisão.

 

Dica 3

Durante todo o período de aprendizado fique com papel e caneta na mão, pois um dos estágios da memorização envolve atitudes dinâmicas, ou seja, você deve fazer anotações de frases curtas que remetam à ideia principal, essa é a assimilação, que é uma das etapas utilizadas pelo cérebro para recordar memorias arquivadas.

 

 

 

Dica 4

Os resumos feitos em forma de fluxograma também ajudam no dinamismo da revisão, muitas vezes não se tem tempo suficiente para revisar o conteúdo estudado tomando por base o material principal, porque contém muitas informações. O que nosso cérebro precisa na hora da revisão é simplesmente puxar as informações arquivadas.

 

Dica 5

Para testar se sua revisão deu certo você deve passar todo o conteúdo para si mesmo sem nenhum papel em mãos. Nesta fase vale levantar da cadeira e dar uma aula para si mesmo!

Veja o que outras pessoas acham deste conteúdo. Comente você também.

Deseja mesmo encerrar esse chat?


Motivo:


Encerrar Cancelar