E-mail/Senha incorreto. ×

ESQUECEU SUA SENHA?

Não se preocupe. Basta informar o e-mail que você usou para se cadastrar em nosso site.

Como evitar o branco durante a prova

Por: Editorial IOB Concursos
30/10/2014
 

Dedicar horas de estudo e esquecer todas as informações durante uma prova é uma insegurança comum entre os concurseiros. Preocupação e nervosismo são as principais causas do chamado “branco”, que pode ser explicado como uma defesa do organismo que “apaga” aquilo que reconhece como ruim, ou seja, frustações, e até mesmo, traumas.


Por exemplo: Quando o estudante está nervoso às vésperas de uma prova e ele está
estudando gramática, seu cérebro pode entender que o tema gramática e tudo que envolve a matéria é estressante. Dessa maneira, ele esquece de tudo que se refere a essa disciplina e ocorre o “branco”.

 

Pensando nisso, separamos alguns dos principais erros que os estudantes cometem durante o estudo.

 

1.Não ler textos e matérias relacionadas ao assunto passado em aula – Ler sobre a matéria estudada pode ajudar a relacionar o tema passado em aula e ajuda a absorver o conteúdo, criando um tipo de “arquivo” na memória.  

 

2.Estudar durante altas horas da noite na véspera da prova – Algumas pessoas têm a ilusão de que estudar antes de dormir faz com que o conteúdo seja absorvido com mais facilidade pelo cérebro. Dormir bem é uma necessidade essencial para o funcionamento do cérebro.

 

3.Aprender o conteúdo de uma só vez - As informações são reforçadas pela repetição. Não é possível aprender uma enorme quantidade de conteúdo em um dia só. Uma parte do conteúdo pode ser absorvida, mas a outra parte, certamente irá desaparecer da sua memória. Mantenha contato diário com a informação e estude com bastante antecedência.



4.Estudar rápido - 
Fazer a leitura de uma passagem do livro não é uma boa estratégia para se preparar para uma prova. O estudante deve se aprofundar no assunto, aplicando em outras áreas do conhecimento.

 

5.Estudar sem traçar um método - Procure uma técnica eficiente para as suas anotações. Faça comparações e contrastes, procurando contextualizar a matéria estudada e monte um plano de estudos.

 

 

6.Não prestar atenção nas imagens – É um erro comum entre os estudantes. As ilustrações apresentam algumas informações e ideias-chaves relevantes que podem ser cobradas na prova, além de ajudar a fixar de maneira esquemática o que está sendo absorvido.

 

Com informações do portal Universia Brasil


Veja o que outras pessoas acham deste conteúdo. Comente você também.

Deseja mesmo encerrar esse chat?


Motivo:


Encerrar Cancelar