E-mail/Senha incorreto. ×

ESQUECEU SUA SENHA?

Não se preocupe. Basta informar o e-mail que você usou para se cadastrar em nosso site.

Como evitar aquele "branco" na hora da prova

Por: Editorial IOB Concursos
23/12/2014
como evitar o branco



 Passar horas em frente aos livros podem até proporcionar certa segurança no dia do exame, mas nem sempre garante sucesso na prova ou a absorção de todo conteúdo estudado. Cometer falhas na hora de estudar pode resultar no famoso “branco” e atrapalhar seu desempenho.

 

Para evitar que isso aconteça, conheça os principais erros cometidos pelos estudantes e saiba como melhorar seu aproveitamento para garantir a aprovação.


1. Estudar rápido demais

Apenas ler uma passagem do material pensando que assim estará devidamente preparado para a prova é um erro muito comum. O estudante deve ter um contato mais profundo com a matéria e aplicá-la a outras áreas do conhecimento.


2. Estudar sem um plano de organização definido 

Antes de começar a estudar é fundamental traçar um cronograma de estudos para organizar os horários e pausas. Na hora de estudar, aplique um padrão para as suas anotações e contextualize a matéria estudada.


3.Tentar aprender todo o conteúdo de uma vez só

Aprender uma enorme quantidade de conteúdo em um dia só é impossível, pois as memórias são reforçadas pela repetição. Assim, quanto maior seu contato diário com o assunto, maior será a retenção. Para aumentar as chances de sucesso, é imprescindível começar a estudar com antecedência.


4. Não ter o hábito de fazer leituras relacionadas à matéria estudada em aula 

Com a finalidade de facilitar a absorção do conteúdo, procure ler algo relacionado com a disciplina antes da aula, para criar um “arquivo” na memória sobre determinado assunto.


5. Ignorar as imagens 

Muitas pessoas têm facilidade com memória visual, por isso é importante entender que as ilustrações estão presentes no texto por alguma razão e podem ser armazenadas na sua memória com mais facilidade do que um texto, por exemplo.


6. Usar cartões de memorização de forma errada

O método de memorização por meio de cartões é muito utilizado e eficaz, porém fazê-lo de forma errada pode comprometer os estudos. Uma dica para trabalhar com eles de forma efetiva é procurar escrever termos ou ideias-chave de um lado e definições no outro.


7. Estudar até tarde antes da prova

Lembre-se: o seu cérebro necessita de descanso para o bom funcionamento. Portanto, de nada adianta ficar até altas horas estudando. O risco de prejudicar o seu sono é muito alto, e você provavelmente fará a prova no estado de “zumbi”.


Caso você tenha se identificado com alguma dessas atitudes, reveja seus métodos de estudo. Faça uma mudança para obter melhores resultados e alcance o sucesso. Bons estudos!

 

 

Com informações de Universia Brasil

Veja o que outras pessoas acham deste conteúdo. Comente você também.

Deseja mesmo encerrar esse chat?


Motivo:


Encerrar Cancelar