E-mail/Senha incorreto. ×

ESQUECEU SUA SENHA?

Não se preocupe. Basta informar o e-mail que você usou para se cadastrar em nosso site.

Como controlar o estresse e render nos estudos – Parte #1

Por: Daniel Fernandes
26/11/2014
 
como controlar estresse

Estudar pode ser uma tarefa bem estressante, ainda mais nos dias de hoje com tantas preocupações. Sem contar que temos que conciliar os estudos com família, amigos e outras atividades e não temos energia para cuidar de tudo. Além disso, a pressão e ansiedade vão aumentando com a chega da data das provas.

O estresse é um processo totalmente natural. Isso não significa que você não está estudando bem ou que é incapaz de processar o material do curso. Existe, até mesmo, um ponto positivo que é a motivação para continuar a trabalhar, mas não é esse o tipo de estresse que é preocupante. O lado ruim é aquele sentimento de estresse que te causa problemas e pode afetar o seu desempenho acadêmico. A boa notícia é que esse desconforto pode ser controlado. Embora as dicas a seguir não sejam a solução total do problema, elas podem ajudar a resolver os momentos tensos que podem ocorrer durante seu aprendizado.

Conhecendo o estresse
- Saiba a diferença do estresse normal e o prejudicial. Lembre-se, o estresse é uma resposta normal do organismo, particularmente, quando acontece uma surpresa desagradável, incidentes assustadores ou momentos semelhantes. O problema surge quando você experimenta a sensação em picos e com frequência, se tornando crônico.

- Aprenda a ler seu corpo. Muitas vezes o estresse agudo frequente aparece como dores de cabeça, fadiga, insônia ou dificuldade de descanso e indigestão. O estresse crônico pode aparecer ainda com falta de memória, ranger os dentes, comer ou beber excessivamente ou confusão. Além disso, ele enfraquece o sistema imunológico, facilitando doenças como resfriados e infecções. Pode levar à tensão muscular e dores, hiperventilação e arritmia cardíaca.

Se algum destes sintomas é familiar para você, o primeiro passo é aceitar e reconhecer que precisa lidar com esse problema.

“Estou com estresse crônico e agora?”

Aqui estão os “primeiros socorros” pra começar a controlar o problema assim que for identificado:
- Respire fundo: parece bobagem, mas esse exercício irá reoxigenar seu sangue e deixará seus pensamentos se organizarem por um tempo. Deite-se ou sente-se em linha reta e coloque a mão em seu abdômen, logo abaixo do umbigo. Inspire lentamente pelo nariz até os pulmões se encherem. Segure a respiração por um instante e, logo em seguida, solte o ar. Repita esse processo várias vezes e isso irá te acalmar o suficiente para olhar a situação com mais clareza.

- Faça algo reconfortante: está com fome? Sede? Está sentindo que aquela dor de cabeça está chegando? Sair do lugar onde está, andar um pouco já vai ajudar a mudar o foco. Andar um pouco fará com seu cérebro entenda que está tudo sobre controle. Coma um lanche saudável ou beber água (pode ser um chá) em troca de bebidas fortes ou “junk food”.

- Dê uma pausa para aumentar sua produtividade: o ideal é começar a se preparar para um concurso meses de antecedência, por esse motivo, é sempre bom dar intervalos aos estudos. Afinal, quando você está estressado não consegue se dedicar por completo. Caso não tenha muito tempo para se preparar, tire descansos curtos. Aproveite o tempo para tirar algumas dúvidas com um professor, conversar com um amigo ou, simplesmente, não fazer nada.

Veja o que outras pessoas acham deste conteúdo. Comente você também.

Deseja mesmo encerrar esse chat?


Motivo:


Encerrar Cancelar