E-mail/Senha incorreto. ×

ESQUECEU SUA SENHA?

Não se preocupe. Basta informar o e-mail que você usou para se cadastrar em nosso site.

Como começo a estudar para concursos públicos?

Por: Daniel Fernandes
09/06/2015
 concurseiros

Não é muito comum nos depararmos com ótimas vantagens que os concursos públicos oferecem, como estabilidade, boas remunerações e outros ótimos benefícios. Entretanto, algumas pessoas não sentem que possuem capacidade de serem aprovadas para o cargo, seja por falta de auto confiança ou por achar que o mundo dos concursos é algo complicado e impossível.

Lembre-se que toda a jornada começa com um primeiro passo, por isso, é necessário sair da zona de conforto se quer que as coisas comecem a mudar em sua vida.

Os concursos públicos não são um “bicho de sete cabeças” e, provavelmente, muito mais palpável do que você imagina. Além disso, os concursos têm ganhado bastante importância nos últimos anos, pois o funcionalismo público provoca uma verdadeira revolução na vida das pessoas que querem eliminar a instabilidade, baixos salários e inseguranças.

Por isso, queremos mostrar para você, que é um concurseiro iniciante, que não é preciso se descabelar e desistir logo no início, pois com foco, dedicação e força de vontade, tudo é possível.

Para começar sem medo, basta ter alguns tópicos em mente:

1 – Trace seu objetivo e a área de interesse

Antes de começar a estudar para qualquer concurso, primeiramente, é necessário estabelecer quais são suas metas e qual sua área de interesse. Não adiantará focar em algo que não se sente à vontade.

A chave aqui é: sonhe. Pense como se sentirá quando estiver no serviço público. Dessa forma poderá ter uma ideia sobre qual área se sentirá mais confortável em trabalhar.

 

2 – Tempo e dedicação

Aqui é a parte estratégica na construção de seu sonho: o planejamento. Não existe fórmula mágica para passar em um concurso público, é necessário dedicação, tempo, investimento e bons materiais de estudo.

O IOB Concursos consegue, justamente, unir esses fatores que são essenciais para sua aprovação. A modalidade online do curso permite que você estude em qualquer lugar, em qualquer horário e em qualquer dia. Ou seja, você pode montar seus planos de estudos nos horários que não tiver compromissos ou que se sinta mais à vontade. Além disso, essa modalidade poupa o tempo de descolamento para uma instituição de ensino. Sem contar que o “custo x benefício” do curso online é muito mais em conta.

Por fim, as videoaulas são gravadas com os maiores especialistas em suas áreas e podem ser assistidas inúmeras vezes. Ficou com alguma dúvida? É só entrar em contato com a gente.

 

3 – O que estudar?

A melhor forma de guiar seus estudos é analisando o edital. Pegue um edital de um dos órgãos ou entidades administrativas que tem interesse e separe o conteúdo programático por disciplina e por pontos de abordagem.

O cursos do IOB possuem a vantagem de cobrir a maior parte dos editais, com as principais disciplinas que são cobradas, deixando tudo pronto para seus estudos.

 

4 – Como estudar para o concurso?

A base para uma boa maratona de estudos é planejar o ambiente ideal: sem barulhos e com boa iluminação. Procure estudar nos horários que se sente mais produtivo, evite distrações como celulares e redes sociais.

Quando estiver estudando, procure absorver e entender o conteúdo. Realize resumos e faça os exercícios, pois eles ajudam na fixação.

 

5 – Como sei se estou no caminho certo?

Procure realizar simulados e veja como se sente com as questões. Analise quais são as disciplinas que possui mais dificuldades e se empenhe nelas. Lembre-se que a aprovação não vem de imediato, portanto, pode acontecer de não ser aprovado na primeira oportunidade, mas nunca desista! A dedicação é a chave para seu sucesso.

 

Então, não perca mais tempo, comece agora mesmo o primeiro passo rumo ao seu futuro!

Veja o que outras pessoas acham deste conteúdo. Comente você também.

Deseja mesmo encerrar esse chat?


Motivo:


Encerrar Cancelar