E-mail/Senha incorreto. ×

ESQUECEU SUA SENHA?

Não se preocupe. Basta informar o e-mail que você usou para se cadastrar em nosso site.

CESPE: Como ir bem nas provas pela banca mais temida em concursos públicos

Por: Daniel Fernandes
16/04/2015
 banca cespe

As bancas examinadoras são responsáveis pela elaboração, divulgação e organização de concursos públicos. Elas são formadas por professores permanentes ou, dependendo da situação, contratam alguns especificamente para elaboração das questões das provas.

Por isso, conhecer a banca examinadora é tão fundamental quanto estudar, pois ela determina o estilo das provas. Isso dará mais agilidade na hora de resolver as questões, proporcionando mais conhecimento e informações para possíveis pegadinhas nas provas.

Uma das bancas mais importantes e respeitadas do Brasil é o Cespe/UnB (Centro de Seleção e de Promoção de Eventos da Universidade de Brasília) que, ao longo dos anos, vem ganhando respeito por promover os principais concursos públicos federais. O modelo criado pela Instituição é um dos mais temido pelos concurseiros e não é por menos, explicamos:

As avaliações criadas pelo Cespe fogem do padrão comum adotado pela maioria das empresas organizadoras que optam pelas questões de múltipla escolha ou testes, onde o candidato deve assinalar a opção correta entre 4 ou 5 alternativas.

No caso do Cespe, o procedimento é diferente: o critério utilizado é o famoso “uma errada, anula uma certa”, em outras palavras, se o candidato “chuta” uma alternativa, sem ter certeza de sua escolha, caso esteja incorreto, um ponto é subtraído e, consequentemente, a cada erro, uma resposta certa é anulada. Caso o concurseiro opte por não responder a pergunta, nenhum ponto é somado ou subtraído.

Vale lembrar que o método pode variar de acordo com o edital. Em alguns casos, o concorrente só perde um ponto a cada 2 ou 3 erradas. Esse é mais um motivo para ler bem o edital.

De acordo com a organizadora, a justificativa para o procedimento é selecionar o candidato com a melhor capacidade de analisar, interpretar e responder de acordo com o que aprendeu, punindo, de certa forma, o famoso “chute” ou a possibilidade de aprovação pela sorte.

Atualmente, o Cespe organiza os seguintes concursos públicos:

Tribunal de Contas da União - TCU
Auditor Federal de controle externo
Técnico Federal de controle externo

 

Tribunal de Justiça da Paraíba
Juiz Substituto

 

Defensoria Pública da União - DPU
Agente administrativo
Analista técnico-administrativo

 

Se você está concorrendo à um desses cargos ou alguma outra vaga da Banca, fique atendo nessas dicas de como ir bem nas provas do Cespe/UnB:

1 - Pratique
Para não ter erro e não ser vencido pelo nervosismo na hora da prova, realize o máximo de simulados possíveis. Além de se acostumar com o estilo das provas, poderá definir quantas perguntas deixará de responder, quantas acertou e quantas errou, permitindo o cálculo de percentual ideal, de acordo com seu nível de preparação.

Os simulados também ajudam a medir em qual disciplina está indo melhor e qual está tendo dificuldade. Dessa forma, poderá planejar seus estudos, dedicando mais tempo nas matérias que possui mais dúvidas.

2 – Cautela
Essa é a regra número 1 para quem vai realizar qualquer prova, principalmente, desta banca. Leia a pergunta atentamente, entenda a questão e, somente depois, analise as alternativas.

O Cespe prioriza quem entende a matéria abordada ao invés do famoso “decoreba”, portanto, quanto mais você dominar o assunto, mais chances terá de responder corretamente.

3 – Deixar em branco
Como as provas do Cespe permitem 3 tipos de resposta "certo”, “errado” ou “em branco”, quando não tiver certeza de sua resposta, pense na possibilidade de deixá-la em branco. Assim não ganhará, nem perderá pontos.

 

Não existem fórmulas fáceis, muito menos mágica, a solução mais eficiente é estudar. Somente dominando as disciplinas requisitadas é possível realizar uma boa prova. Pensando nisso, o IOB Concursos prepara os melhores cursos online para você estudar de forma eficaz, eficiente, em qualquer lugar e em qualquer horário.

Clique aqui e conheça nossos cursos, temos um especialmente para o seu futuro!

Veja o que outras pessoas acham deste conteúdo. Comente você também.

Deseja mesmo encerrar esse chat?


Motivo:


Encerrar Cancelar