E-mail/Senha incorreto. ×

ESQUECEU SUA SENHA?

Não se preocupe. Basta informar o e-mail que você usou para se cadastrar em nosso site.

Café é benéfico para a saúde: mito ou verdade?

Por: Editorial IOB Concursos
02/12/2014
 cafe faz bem pra saúde mito ou verdade

O café é uma bebida muito presente no cotidiano dos brasileiros e é uma parte essencial na vida diária de muitas pessoas. A adesão à bebida não é somente pelo gosto, pois o café se tornou, praticamente, uma necessidade de muitos rituais importantes como, por exemplo, ao acordar, para manter a concentração nos estudos ou motivo de socialização, afinal, quem nunca ouviu a frase “gostaria de uma xícara de café?”

Apesar da popularidade do café, alguns especialistas têm alertado há décadas que o consumo excessivo da bebida pode prejudicar a sua saúde, especialmente, quando falamos de doenças do coração. Existem evidências que a cafeína pode aumentar a pressão arterial e níveis de lipídios. No entanto, apesar dos diversos estudos que visam detectar riscos de saúde associados com o consumo de café, a ciência em geral ainda não conseguiu de fato comprovar os efeitos.

 

Como o café afeta nosso organismo?

Em agosto de 2014, os pesquisadores da American Journal of Epidemiology fizeram uma análise sofisticada sobre o efeito do consumo do café sobre o risco de morrer de doenças cardíacas ou câncer e seu efeito sobre a mortalidade mundial. Os pesquisadores estavam interessados em determinar, não só a mortalidade associada ao café, mas também as doses em que a bebida começa a oferecer riscos.

A análise incluiu 21 estudos realizados entre 1966 até 2013 que constatou:

Mortalidade cardíaca: Em comparação com as pessoas que não bebiam café, as pessoas que bebiam uma xícara por dia apresentaram uma redução de 11% na mortalidade cardíaca. Este benefício alcançou seu pico (cerca de 20%) para pessoas que bebiam 3-4 xícaras por dia.

Mortalidade por câncer: Existem relatos ao longo dos anos sugerindo que o café pode reduzir o risco de certos tipos de câncer. No entanto, nesse campo de estudo, não houveram diferenças na mortalidade por câncer entre as pessoas que não bebiam café e as pessoas que bebiam de 1 a 6 xícaras de café por dia.

Mortalidade em geral: Em comparação com as pessoas que não bebiam café, os que bebem possuem uma taxa de mortalidade reduzida. Mais uma vez, este benefício aparecia em pico entre pessoas que bebiam de 3 a 4 xícaras por dia.

 

Então beber café faz bem?

Em média, o consumo de café parece trazer benefícios à saúde. Principalmente, quando o assunto é morte cardíaca que apresentou níveis baixos para quem consume a bebida. Os melhores níveis foram apresentados por pessoas que bebiam de 3 a 4 xícaras por dia. O café contém uma série de substâncias ativas como antioxidantes e agentes anti-inflamatórios que podem contribuir à saúde. Porém, ainda não há provas concretas que a cafeína é benéfica, pois estudos como estes constatam apenas que as substâncias foram boas para um grupo de pessoas.

Sabemos que alguns indivíduos são geneticamente sensíveis à cafeína, podendo sofrer graves privações de sono e palpitações. Além disso, a sensibilidade a cafeína pode mudar ao longo da vida.

Concluímos que, no geral, o consumo de café parece trazer benefícios para a saúde, mas só teremos provas concretas quando testes genéticos forem realizados, analisando como nosso corpo reage, de fato, à cafeína.

Até lá, é aconselhável usar a bebida pra estimular o cérebro e manter o foco para manter as atividades como estudar, ainda mais naqueles momentos que bate um sono.

Já tomou seu cafezinho hoje?

Com informações about health


Veja o que outras pessoas acham deste conteúdo. Comente você também.

Deseja mesmo encerrar esse chat?


Motivo:


Encerrar Cancelar