E-mail/Senha incorreto. ×

ESQUECEU SUA SENHA?

Não se preocupe. Basta informar o e-mail que você usou para se cadastrar em nosso site.

Bate-papo com o orientador - Patricia Trevisan

Por: Editorial IOB Concursos
12/02/2015
  orientador patricia trevisanOs bastidores de instituições de ensino que procuram a aprovação de seus alunos, podem ajudar a encontrar a confiança que estava faltando para dar continuidade aos estudos.

 

O trabalho é sempre cuidadoso e minucioso para que o aluno não perca seu objetivo, por isso, vamos conhecer mais um dos nossos orientadores que trabalham em busca da aprovação do aluno. Patricia Trevisan é orientadora há mais de 2 anos e divide conceitos importantes.

 

IOB Concursos - Qual tipo de relacionamento você busca construir com seus alunos?

Patricia - O mais profissional possível, mas sempre tem aquele aluno que te dá abertura pra ter mais intimidade e quanto mais entrosamento, melhor pra eu orientá-lo. A princípio, gosto de ter um relacionamento mais profissional, isso depende do aluno, se ele se mostrar mais receptivo, consigo realizar uma atendimento menos formal.

 

IOB Concursos - Você acha que essa receptividade ajuda no seu trabalho de orientação?

Patricia - Ajuda sim! Porque a gente acaba conhecendo o aluno depois de um certo tempo, então, tem aqueles que não gostam de ser incomodados por telefone, por outro lado, alguns gostam que eu ligue e isso é muito pessoal. Sinto que quando o aluno é mais próximo, posso atendê-lo melhor. Acho que não existe uma “receita”, cada pessoa tem um jeito. Alguns alunos gostam muito do contato e se pudessem até te “apalpavam” pra saber se estamos mesmo ali (risos).

 

IOB Concursos - Como entusiasmar um aluno que está desanimado com os estudos?

Patricia - Hum... Agente procura mostrar pra ele que o objetivo de passar no concurso não é tão impossível quanto parece e que do mesmo jeito que outras pessoas pleiteiam a vaga, ele é tão capaz quanto. Nunca deixo que ele se coloque em posição inferior, estudando ele já está correndo atrás do objetivo dele, assim trabalho a auto estima também.

 

IOB Concursos - Qual a melhor forma de contornar uma desculpa para não estudar?

Patricia - O aluno disponibiliza seu tempo e também dinheiro pra fazer o curso, então, coloco que isso precisa ser um objetivo de vida. O concurso público pode abrir “outras portas”. Se hoje o cargo almejado é de nível médio, amanhã pode ser de nível superior. Deixo, de forma explícita, que isso deve ser o centro de tudo. Os próprios depoimentos que existem em nossa página já mostram que é possível.

 

IOB Concursos - Qual foi o pedido ou mensagem mais inusitada que já lhe ocorreu?

Patricia - Foi uma aluna que pediu que eu ligasse para ela todos os dias às 8 horas da manhã para acordá-la para estudar. Disse a ela que essa possibilidade não existia, mas que eu podia orientá-la de outras formas que contribuíssem para seus estudos.

 

IOB Concursos - Saberia dizer qual a matéria que mais bate recorde de dúvidas de conteúdo?

Patricia - Acho que Direito Penal, porque cai bastante em concursos jurídicos. Depois, Direito constitucional, por ser a matéria base do Direito.

 

IOB Concursos - Dias antes da prova, como os alunos costumam reagir?

Patricia - Ficam um pouco impacientes (risos). A grande maioria acha que não vai dar tempo de encerrar os estudos. Existem os alunos otimistas e os pessimistas, mas a semana da prova é um tanto crucial, principalmente quando se trata de alunos do curso para o exame da OAB.

 

IOB Concursos - Existe uma carta na manga, pra estas semanas?

Patricia - Sempre incentivar o aluno e deixá-lo confiante, acredito que isso sempre ajuda.

 

IOB Concursos - Deixe uma dica, baseada na sua experiência, para quem vai iniciar seus estudos agora.

Disciplina, dedicação, força de vontade e nunca se colocar em “posição de vítima”, pois independente da sua situação de vida, de trabalho ou de família, nada é impossível. Qualquer tempinho disponível pode ser usado, nem que seja 10 minutos, ainda é melhor do que nada. Aqui no IOB Concursos o aluno nunca está sozinho!

Veja o que outras pessoas acham deste conteúdo. Comente você também.

Deseja mesmo encerrar esse chat?


Motivo:


Encerrar Cancelar