E-mail/Senha incorreto. ×

ESQUECEU SUA SENHA?

Não se preocupe. Basta informar o e-mail que você usou para se cadastrar em nosso site.

Aprenda técnicas para uma excelente redação de concurso

Por: Editorial IOB Concursos
25/11/2014



Alguns concursos públicos, dividem o processo seletivo em duas etapas: prova de múltipla escolha e prova discursiva, a qual, o candidato deve elaborar um texto dissertativo. Para quem quer se sair bem na redação é essencial ter domínio da língua portuguesa, mas, além disso, deve saber redigir um texto objetivo, conciso e que corresponda à norma padrão da língua.

Confira algumas técnicas que vão te ajudar:

 

O enunciado deve ser lido com atenção – O seu texto deve ser norteado pelo tema proposto, pois assim você terá mais chance de conseguir uma boa nota. Ao revisar sua redação, verifique se ela atende ao que o enunciado propôs.


 

Respeite a norma padrão – Todas as bancas de concursos exigem que o candidato domine a norma padrão da língua portuguesa. É muito difícil conseguir uma boa nota se você não demonstra domínio de temas gramaticais, como regência e concordância.


 

O texto deve ser conciso – Procure fazer uma redação enxuta, com frases objetivas, pois assim fica mais fácil de ler. Além disso, não repita palavras, como “que” e evite repetir as mesmas ideias. Outro requisito importante é respeitar o número de linhas determinado.


 

Faça parágrafos coesos – Um bom texto deve conter argumentos ligados entre si. Use os conectores como “portanto”, “isto é”, “embora” e “porém”, pois amarram as ideias da redação.



 

Evite as generalizações – Na hora de emitir julgamentos evite exageros ou simplificações. As generalizações empobrecem os texto, então você pode citar dados e números de pesquisas para dar mais consistência a sua redação.


  

As afirmações devem ser moderadas – Seja ponderado ao argumentar um ponto de vista e evite o discurso inflamado típico das redes sociais.


 

Fuja do clichê e seja criativo – O seu texto deve provocar o senso crítico e reflexão em relação à um tema de interesse da sociedade. Por isso, você deve mostrar consistência nos argumentos e originalidade. Evite clichês, pois tornam a redação desinteressante.


 

Demonstre conhecimento -  Dominar conceitos e teoria de autores da sua área profissional são características que mostram que você conhece bem a sua profissão.


 

A redação deve ter um bom desfecho - Apresente uma solução para o problema, de forma a atrair o interesse do leitor, provocando uma reflexão.

 

Veja nosso infográfico: Os dez erros mais comuns na redação.

 

 

Com informações de Exame

Veja o que outras pessoas acham deste conteúdo. Comente você também.

FECHAR x
Deseja mesmo encerrar esse chat?


Motivo:


Encerrar Cancelar