E-mail/Senha incorreto. ×

ESQUECEU SUA SENHA?

Não se preocupe. Basta informar o e-mail que você usou para se cadastrar em nosso site.

Alimentação e concursos: conheça os melhores alimentos para os concurseiros

Por: Daniel Fernandes
28/04/2015
Entenda como certos alimentos podem influenciar em sua produtividade
 
 comida saudável

Algumas pessoas focam tanto nos estudos que esquecem completamente de cuidar de sua alimentação. A verdade é que os alimentos que ingerimos afetam diretamente nosso rendimento nos estudos.

Existem alimentos capazes de melhorar a memória e manter o cérebro mais ativo, características essenciais para qualquer concurseiro. Por isso, separamos as principais dúvidas que os estudantes têm em relação à sua alimentação. Confira:

 

1 – A alimentação pode interferir nos meus estudos?
Sim. A glicose é o combustível de nosso cérebro e adquirimos essa substância pela alimentação. Portanto, manter um nível de glicose sanguínea adequado é essencial para assimilação do conteúdo durante seus estudos.

Sendo assim, é fundamental realizar de 5 a 6 refeições por dia: desjejum, lanche da manhã, almoço, lanche da tarde, jantar e ceia. Mas não basta ingerir qualquer tipo de alimento, procure evitar ao máximo alimentos “pesados”, pois eles causam sono e desconforto, reduzindo seu rendimento e disposição.

 

2 – Quais alimentos podem aumentar meu rendimento nos estudos?
Alimentos como peixes (sardinha, atum, salmão), nozes e linhaça são ricos em Ômega-3. Essa substância ativa a memória, auxilia nos processos cognitivos e favorece a transmissão dos impulsos nervosos. Sem contar que ela ajuda a diminuir o estresse, pois esse ácido graxo é um potente antioxidante, diminuindo os efeitos dos radicais livres gerados pela tensão.

Outra substância essencial é o ferro, pois auxilia na oxigenação dos tecidos, inclusive, o cérebro. Você pode encontrá-lo em alimentos como feijões, beterraba, açaí, carnes vermelhas e folhas verdes escuras.

Outros alimentos que valem a pena ingerir são:

- Morangos - estimulam os mecanismos cerebrais de armazenar memória a longo prazo
- Ervilha, pão integral, batata, oleaginosas (castanhas, amêndoas, amendoim) -  ricos em tiamina, vitamina essencial para formação de neurotransmissores.

 

3 – O que devo comer na véspera da prova?
O cardápio deve ser leve, constituído de 5 a 6 refeições, compostos por frutas e verduras, cereais integrais, como arroz integral, granola, raízes, aveia e tubérculos (batata doce, aipim, banana da terra, inhame), carnes brancas (peixes ou aves) grelhadas ou assadas, laticínios desnatados ou semidesnatados. Não esqueça de tomar bastante água para manter a hidratação.

Se você é do tipo que fica muito nervoso ao ponto de prejudicar seu ritmo intestinal, uma sugestão é ingerir, no dia anterior da prova, alimentos com capacidade obstipante, como goiaba, maçã (sem casca) ou banana.

Alimentos “pesados” são aqueles que demoram muito tempo para serem digeridos, além de provocarem desconforto gastrointestinal no dia da prova, deste modo, devem ser evitados.

Evite também ingerir alimentos com procedência duvidosa, pois podem conter bactérias e vírus, causando infecções e toxi-infecções intestinais, vômitos, febres e diarreias.

Bebidas alcoólicas estão completamente fora de cogitação, porque alteram a taxa de glicose no sangue e podem causar mal-estar no dia seguinte.

 

4 – Quais alimentos devo comer no dia da prova?

Regra número 1: a alimentação antes da prova deve ser leve, sem exageros e evite gorduras. Inclua carboidratos integrais, vegetais e proteínas magras.

Se a prova for no período da manhã, opte por sucos de fruta, pão integral, queijo branco ou ricota.

Caso seja do tipo que não consegue comer pela manhã, lembre-se: após uma noite de sono, nossas reservas de glicose estão esgotadas. Como dissemos anteriormente, a glicose é a principal fonte de energia de nosso cérebro, portanto, permanecer em jejum pode comprometer seu rendimento durante o teste. Sendo assim, é muito importante realizar o desjejum, especialmente, no dia da prova.

Caso a prova seja no período da tarde, opte por um almoço leve, como, por exemplo, frango ou peixe grelhado, salada (a vontade e sem molhos), arroz ou macarrão integral, fruta ou suco de fruta.

Evite alimentos com condimentados ricos em enxofre, como feijão, repolho, ovo cozido ou farinha. Eles tendem a trazer desconforto durante a prova.

Durante a prova, não esqueça de levar uma garrafinha de água, acompanhado de alimentos fontes de carboidrato, como barras de cereais e frutas. Doces, balas e biscoitos devem ser evitados.

 

5 – É verdade que o chocolate ajuda a diminuir a ansiedade na hora da prova?
Na verdade o chocolate tem propriedade ansiolítica e seu consumo eleva a produção de serotonina, substância relacionada à sensação de relaxamento. Ele também é rico em carboidrato, o que fornece energia na hora da prova.

Por outro lado, se for consumido em grandes quantidades, o açúcar pode levar a hiperglicemia, seguida de uma hipoglicemia de rebote. A consequência disso são vertigens, taquicardia e, até mesmo, desmaios.

Conclui-se que o chocolate deve ser consumido moderadamente, de preferência aqueles que são constituídos 70% de cacau, afinal, possuem menor quantidade de açúcar e possuem propriedades ansiolítica mais potente.

 

6 – É recomendável o uso de energéticos ou estimulantes como café?
Embora essas bebidas forneçam energia, o efeito é passageiro e sua consequência é cansaço e sonolência. Além disso, essa “energia” não vem carregada de concentração e, pior, esses alimentos aumentam sua ansiedade.

Se você tem problemas de refluxo e gastrite, incluindo gastrite nervosa, deve evitar essas bebidas nas 24 horas que antecedem a prova.

 

Por fim, tenha em mente que é necessário se alimentar de forma leve, conforme sugerimos nos tópicos acima. Água e lanche saudáveis sempre proporcionarão melhor eficiência antes e durante a prova. O resto dependerá de sua concentração e do quanto se preparou com os estudos. 

Veja o que outras pessoas acham deste conteúdo. Comente você também.

Deseja mesmo encerrar esse chat?


Motivo:


Encerrar Cancelar