E-mail/Senha incorreto. ×

ESQUECEU SUA SENHA?

Não se preocupe. Basta informar o e-mail que você usou para se cadastrar em nosso site.

7 dicas fundamentais para quem quer passar em um concurso público

Por: Aldo Junior
21/11/2017

Essas dicas são essenciais para quem pretende passar nos principais concursos do Brasil

 passar em concurso

A busca por uma carreira pública (passar em concurso público) é uma jornada bastante extensa e bem difícil. Conquistar uma das vagas oferecidas pelo Estado é o grande sonho de milhares de brasileiros. A preparação para uma prova de concurso público é bastante intensa e exige o máximo de empenho e dedicação por parte do concurseiro.


Além de precisar de material de estudo de qualidade, o concurseiro precisa ter muitos outros requisitos para conseguir se sair bem na prova. É preciso estratégia para conseguir otimizar os estudos e aproveitar ao máximo o tempo que tem para se preparar. Resumindo, é preciso estudar com eficácia.


Para isso, algumas dicas e técnicas são extremamente necessárias, principalmente, para os concurseiros que estão começando sua jornada agora.


Entrar no mundo dos concursos pode ser uma experiência um tanto assustadora: longos e complexos editais, matérias complicadíssimas, bancas carrancudas. Tudo isso pode acabar causando um impacto grande em quem está iniciando e acabar por travar o candidato no meio do caminho.


Para te ajudar a clarear a estrada, listamos algumas técnicas e estratégias adotadas por concurseiros experientes que já tiveram sucesso em suas buscas por uma vaga no serviço público. Anote essas dicas e tente praticá-las em seu dia a dia para conseguir driblar os dificultadores e conquistar seu objetivo.



Objetivo
objetivo nos estudos

Parece óbvio, mas não é. Muita gente quer garantir uma vaga no serviço público, mas se esquece do fundamental: definir um objetivo. É extremamente importante que o concurseiro iniciante tem muito claro em sua mente onde quer chegar.


Antes de se matricular em um curso preparatório, investir em livros e apostilas, fazer a inscrição para um concurso ou começar a estudar, é necessário saber onde quer chegar. Existe um ditado que diz que “para quem não sabe onde quer chegar, qualquer caminho serve”.


Evite ao máximo seguir qualquer caminho. Tenha um objetivo definido e, a partir daí, comece a planejar, traçar e percorrer o caminho ideal, o caminho que vai te levar do lugar em que está agora para o lugar que você sonha em estar.




Plano de estudos
plano de estudos

Essa técnica é, literalmente, o começo da pavimentação do seu caminho até o seu objetivo. Depois que definiu onde quer chegar, é hora de começar a traçar a rota que te levará até lá.


Leia o edital do concurso que escolheu, anote as disciplinas que vão cair na prova, entenda qual o peso de cada uma delas no exame, a quantidade de questões, o tempo para execução da prova, enfim, todas as informações importantes que puder.


A partir daí, faça uma programação para seus estudos. Defina a quantidade de horas que vai estudar todos os dias, quais matérias vai estudar todos os dias, qual método de estudo vai adotar e como vai medir seu aprendizado.


Seja fiel ao seu planejamento sempre! O que foi definido por você precisa ser cumprido. Estude as horas que determinou estudar, as matérias que precisa estudar e faça os exercícios necessários para fixar o que está aprendendo.


Ter disciplina com sua rotina de estudos é o primeiro passo na estrada para o sucesso.




Local para estudos
local para estudos

Não é tarefa fácil estudar de maneira eficaz para um concurso público. É preciso dedicação máxima e concentração absoluta. Para evitar distrações e interrupções desnecessárias, tenha um local de estudos exclusivo.


Não é preciso ter uma sala, uma biblioteca ou um escritório para isso. Um local para estudos pode ser sua escrivaninha, a mesa da sala ou canto dedicado a isso em sua casa. Basta definir um lugar onde você consiga fazer com que sua mente entenda que é hora de estudar e, assim, trabalhe a seu favor.


Mantenha seu local de estudos sempre organizado e com todos os materiais que precisa ao seu alcance. Evite ligar a televisão, o rádio e, caso use o computador para estudar, mantenha-se longe das redes sociais, feche os aplicativos de troca de mensagens e fique longe de vídeos que possam atrapalhar sua concentração ou que não tenham a ver com seus estudos.


Manter-se concentrado te ajuda a economizar tempo e a se preparar com mais eficiência.




Menos é mais
hora de estudos

Estudar muito não é estudar melhor. É preciso entender perfeitamente o que são horas de estudo e o que são horas realmente aproveitadas de estudo. Definir um plano de estudos de 6 horas diárias, não quer dizer que você vai aprender mais ou mais rápido. Pelo contrário.


Ao definir seu plano de estudos, considere momentos de descanso e lazer. Uma rotina intensa de estudos não vale nada se não puder ser realmente proveitosa. Separe seus estudos em ciclos que você possa cumprir sem que se canse demais.


Se você tem apenas duas horas diárias para se dedicar aos estudos, faça com que essas duas horas realmente sejam aproveitadas. Não importa se outro estudante tem seis horas por dia para estudar. O que realmente importa é quão proveitosas essas horas serão.


Mantenha-se concentrado em seus estudos, evite distrações enquanto estiver estudando, faça pausas entre uma matéria e outra e procure sempre aplicar o que aprendeu em exercícios e simulados.




Teoria + Prática
simulados para concursos

Como dito anteriormente, procure sempre aplicar o que está aprendendo. A combinação teoria + prática é fundamental para quem deseja conquistar uma vaga no serviço público.


Inclua em seu plano de estudos todos os exercícios possíveis. Faça simulados, resolva questões ligadas ao conteúdo que está estudando, busque provas antigas do concurso que vai prestar. Esse material é extremamente importante, pois, permite que você tenha contato com o que de fato será exigido no dia da prova.


Exercícios e simulados vão te ajudar a entender como as questões são colocadas e vão te direcionar melhor na interpretação e resolução dos exercícios.


Faça Simulados Online Grátis para Concursos Aqui.




Não tenha medo de errar
medo de errar

É óbvio que quem se inscreve num concurso público quer passar no exame e garantir a vaga. Porém, como sabemos, não é sempre que isso acontece.


É preciso estar preparado para errar. O medo de não passar na prova é o pior dos sabotadores que um concurseiro precisa enfrentar. Deixar esse pensamento tomar sua mente no dia da prova, por exemplo, é praticamente perder tudo o que construiu até aqui.


Mantenha-se equilibrado, entenda que a “derrota” faz parte da sua preparação e vá para a prova tranquilo, pronto para dar o seu melhor e perseguir seu objetivo da melhor maneira.




Persistência
persistenca

Existe um ditado que diz que concurso público “não se faz para passar, se faz até passar”.


Não desista jamais! Persista sempre. As derrotas fazem parte da vida de todos os vencedores. Se não passou na prova, estude-se novamente e entenda onde errou, quais questões não entendeu e onde teve mais dificuldades.


Refaça as questões, se preciso com auxílio do seu material de estudo. Procure questões parecidas e também resolva. A persistência é a chave para o sucesso. É impossível vencer alguém que nunca desiste.


Persista sempre e você chegará lá!




Estude Grátis Para Concursos Públicos

estudar gratis para concursos

Essas dicas podem realmente te ajudar a iniciar a caminhada de maneira mais organizada e eficiente. Para complementar tudo o que foi dito aqui, vamos te fazer um convite. Que tal experimentar toda a tradição e reconhecimento do IOB Concursos por 7 dias grátis?


Você pode começar a se preparar com quem mais entende de concurso público agora mesmo e sem nenhum custo. São mais 110 simulados gratuitos, 90 palestras grátis, muitas horas de videoaulas e a tradição de quem já aprovou mais de 27 mil candidatos!

Inscreva-se agora mesmo e teste tudo o que o IOB Concursos pode te oferecer por 7 dias grátis! Comece hoje mesmo a trilhar seu caminho para o sucesso!


E-mail já cadastrado. ×

Receba nossas novidades


Veja o que outras pessoas acham deste conteúdo. Comente você também.

FECHAR x
Deseja mesmo encerrar esse chat?


Motivo:


Encerrar Cancelar