E-mail/Senha incorreto. ×

ESQUECEU SUA SENHA?

Não se preocupe. Basta informar o e-mail que você usou para se cadastrar em nosso site.

6 Verdades sobre concursos públicos que nunca te falaram

Por: Daniel Fernandes
14/06/2017
 verdades concursos publicos

Começar a estudar para provas de concursos públicos é somente o primeiro passo que você pode dar para conquistar um futuro brilhante e de oportunidades. Muitas pessoas ainda possuem dúvidas se são capazes de conseguir alcançar uma oportunidade em um concurso. Não duvide de sua capacidade, acredite em você mesmo. Para te ajudar, listamos algumas verdades que todos devem saber sobre concursos públicos.

 

1 – Sofrer para estudar é opcional
estresse estudos

Existe uma cultura em nossa sociedade que diz que, para toda grande conquista, existe um enorme sofrimento. Mas, não deve ser assim. Estudar para uma prova deve ser algo agradável, caso contrário, logo se frustrará e desistirá.

O mais importante é canalizar sua energia no que realmente importa, ou seja, estude os conteúdos que vão cair na prova de forma objetiva e eficiente. Claro, nem tudo serão flores, porém, se encarar como um martírio, sua trajetória será prejudicada.

 

2 – Não é preciso grandes investimentos
investimento concurso

Ter uma montanha de materiais e conteúdo não importará se não estiver dando resultados. O melhor é procurar cursos que cubram somente as disciplinas que são cobradas nos editais.

Além disso, as aulas dos cursos devem ser práticas e descomplicadas. É por isso que o IOB Concursos investe em seu material online. A educação a distância é o futuro, pois ela permite que você encaixe suas horas de estudos em sua corrida rotina, além disso, o módulo online permite que você assista às aulas quantas vezes quiser e, além disso, você pode tirar suas dúvidas pela própria internet.

 

3 – Adapte o concurso à sua vida
estudar vida

Não é necessário se afundar nos estudos e nunca mais ver a luz do dia ou se privar de sair com amigos. Se preparar para um concurso público é planejar e adaptá-lo em sua rotina.

O ideal é se preparar antes da publicação do edital, dessa forma, terá tempo suficiente para estudar todas as disciplinas, sem ter que correr ou abrir mão de outros afazeres.

 

4 – Você está no comando da sua aprovação
controle aprovação

Independentemente do que digam, somente você irá determinar se sua jornada terá sucesso. Portanto, é necessário ter foco e metas. Crie um plano de estudos, planeje e siga todos os seus planos. Se perceber que não está dando resultados, ajuste e comece a rotina novamente.

 

5 – Trate o tempo como aliado
tempo aliado

A maior desculpa que as pessoas dão para seu fracasso é “falta de tempo”. O tempo deve ser tratado como seu maior aliado e, não, como seu pior inimigo. Abrindo mão de alguns hábitos que não são produtivos, é possível reestabelecer o controle de nossas atividades e aproveitar melhor as horas do dia.

Não precisa estudar tudo de uma vez só, a pressa e o afobamento são os piores inimigos. Portanto, planeje com antecedência, comece pelas matérias principais e expanda seu conhecimento de acordo com seu avanço nos estudos. Por fim, nunca se questione quanto tempo falta para sua aprovação e comece a se perguntar se já está preparado.

 

6 – Sua capacidade é maior do que imagina
talento capacidade

Outra desculpa que as pessoas usam é sobre sua capacidade intelectual, em outras palavras, acham que concursos públicos são apenas para gênios. Não é verdade. Qualquer pessoa que tenha foco, dedicação e estudo adequado é capaz de ser aprovada. Nunca se menospreze ou duvide de sua capacidade.

Ao invés disso, veja quais são seus pontos fortes e quais são seus pontos fracos. Invista em seus pontos fracos até fortalecê-los e faça a manutenção em seus pontos fortes. Se sua dificuldade está em uma determinada disciplina, dedique mais tempo nela, até dominá-la por completo.

 

Bons Estudos!

 

Veja o que outras pessoas acham deste conteúdo. Comente você também.

Deseja mesmo encerrar esse chat?


Motivo:


Encerrar Cancelar