E-mail/Senha incorreto. ×

ESQUECEU SUA SENHA?

Não se preocupe. Basta informar o e-mail que você usou para se cadastrar em nosso site.

6 Dicas fundamentais de Língua Portuguesa para concursos públicos

Por: Editorial IOB Concursos
01/09/2017
Língua Portuguesa para concursos públicos 

A Língua Portuguesa é uma das principais disciplinas que são exigidas em concursos públicos de todos os níveis. Portanto, estudar a disciplina é estar preparado para qualquer prova. Além disso, ter uma boa interpretação é fundamental para analisar os enunciados das questões.

 

Para descobrir quais os principais pontos da matéria que merecem atenção especial dos candidatos, entrevistamos a professora de Língua Portuguesa do IOB Concursos, Clodonéa Ferreira, que tem ampla experiência em provas de concursos, principalmente da banca Cespe / UnB. Confira:

 

 

1 - Quais os temas de gramática que mais caem nas provas?

O candidato deverá ir para a prova consciente de seu conhecimento em: regências (verbal e nominal), crase,concordâncias (verbal e nominal) e pontuação. Esses itens são sempre cobrados, pois são fundamentais para a clareza de uma comunicação. Desconhecê-los faz com que, muitas vezes, pensemos em uma ideia e, por desconhecimento, expressemos outra.

 

2 - Em relação ao Novo Acordo Ortográfico, quais as principais mudanças?

Novo Acordo Ortográfico interferiu em algumas regras de acentuação gráfica, no emprego do hífen e no uso das consoantes mudas. Os candidatos deverão ficar atentos, principalmente, às regras de acentuação gráfica e ao emprego do hífen.


 3 - Como o candidato deve estudar para se sair bem em interpretação de textos?

Para a interpretação de um texto, as informações dos advérbios/locuções adverbiais são muito importantes. Não podem se esquecer, também, de que a pontuação modifica a informação. O candidato que tem o hábito da leitura já sai na frente, pois quanto mais lemos, melhor interpretamos e escrevemos.


E-mail já cadastrado. ×

Receba nossas novidades




4 - Sobre o Cespe / UnB, como é o perfil das questões da banca?

Questões que exigem conhecimento e muita atenção. Exemplo: saber que a acentuação gráfica interfere na concordância verbal (O trabalhador OBTÉM o seu sustento com muito esforço / Os trabalhadores OBTÊM os seus sustentos com muito esforço).

 

Atualmente, a Cespe / UnB cobra detalhes que fazem a diferença, a saber, por exemplo, que o acento indicador de crase interfere na informação. 

Uma questão bastante cobrada por essa banca diz respeito à regra primeira da pontuação: uma oração que se encontra na ordem direta (sujeito + verbo + complementos verbais + adjuntos adverbiais) NÃO pode ter seus termos isolados.


Veja também:
CESPE: Como ir bem nas provas pela banca mais temida em concursos públicos

 

5 - Como é o formato de enunciado que, geralmente, é cobrado na prova de Língua Portuguesa?

O candidato deverá classificar cada alternativa de cada questão. Deverá estar atento ao enunciado para saber qual o assunto sobre o qual deverá responder. Quando a questão pedir que ele considere as alternativas como CERTA ou ERRADA quanto à correção gramatical, deverá observar atentamente a grafia das palavras e a concordância verbal em primeiro lugar.


6 -Por que é importante que o candidato domine bem a Língua Portuguesa, tanto para um bom resultado na prova como no exercício do cargo escolhido?

 

Língua Portuguesa é critério de desempate para a maioria dos concursos públicos. Além disso, uma pessoa que saiba se expressar corretamente ao falar e também ao escrever faz a diferença e mostra-se capaz de uma comunicação clara e objetiva.

Veja o que outras pessoas acham deste conteúdo. Comente você também.

Deseja mesmo encerrar esse chat?


Motivo:


Encerrar Cancelar