E-mail/Senha incorreto. ×

ESQUECEU SUA SENHA?

Não se preocupe. Basta informar o e-mail que você usou para se cadastrar em nosso site.

4 mitos sobre os estudos que todo concurseiro deve conhecer

Por: Daniel Fernandes
15/09/2017
 mitos estudos

Estudar parece uma tarefa árdua e dolorosa para algumas pessoas, mas não deve ser assim. Aqueles que encontram o caminho do sucesso entendem que para atingir seus objetivos é necessário aprender técnicas de estudos e tornar sua rotina em algo prazeroso e leve.

Lemos e ouvimos muitas coisas sobre estudar, porém, algumas dessas informações chegam até nossos ouvidos de forma errada e podem prejudicar o aprendizado. Portanto, criamos aqui a lista sobre os principais mitos sobre os estudos. Confira:

 

1 – É necessário estudar muitas horas seguidas
estudar muitas horas

quantidade de horas que se dedica aos estudos, de fato, é muito importante, mas esse mito faz com que alguns estudantes prejudiquem seu processo de aprendizagem. Acontece que nosso cérebro consegue manter a concentração e reter as informações durante um certo tempo, após isso, ele precisa de uma pausa para assimilar as informações.

Quando assistimos a um filme, por exemplo, a tendência é prestarmos atenção no começo, depois de alguns minutos, parece que entramos em modo de “relaxamento” e voltamos a prestar atenção nos últimos minutos.

Com os estudos é a mesma coisa: não devemos sobrecarregar nosso cérebro com horas seguidas de estudos. A média de concentração que o cérebro foca em um assunto é de 25 a 30 minutos. Portanto, o ideal é fazer pausas de 5 minutos a cada meia hora de estudos, dessa forma, você irá intensificar o que está estudando sem “cansar a mente”. Faça um teste e veja quanto tempo consegue se manter concentrado, esse é seu limite.

 

Resumo: entenda quanto tempo consegue ficar concentrado estudando, após isso, faça pausas entre esses intervalos, a intenção é intensificar seus estudos em pequenos períodos.

 

2 – É obrigatório fazer uma revisão antes da prova
revisao estudos

É impossível revisar todo o conteúdo exigido em uma prova de concurso público um dia antes da prova.Concorrer à uma vaga exige foco e dedicação durante todo um período, inclusive, o ideal é estudar antes mesmo da abertura do edital.

É como frequentar uma academia: você não ficará forte do dia para a noite, indo 1 vez por mês. O processo exige tempo, dedicação e, aos poucos, em pequenos passos, chegará em seu objetivo. Estudar para concursos é a mesma coisa: são pequenos passos de conhecimentos que vão fixando as disciplinas em sua cabeça até ser aprovado.

É errado pensar que nas vésperas da prova você conseguirá revisar e entender todo o conteúdo que será exigido, pois, a função da revisão é basicamente “assentar” todo o conteúdo que foi aprendido em todo o processo, dessa forma o cérebro conseguirá “lembrar” e acessar as informações com mais facilidade no futuro.

O processo de revisão deve ser feito após o final de cada assunto e não na antes dos testes. Na véspera da prova o ideal é descansar e relaxar para deixar seu cérebro pronto para o dia seguinte. Lembre-se que fazer a prova estressado, cansado ou pressionado só irá prejudicar sua memória.

 

3 – Devo estudar todas as matérias de forma igual
esquilibrar estudos

Um erro comum é dividir o tempo de estudos de cada matéria de forma igual. Mas algumas considerações devem ser feitas:

- Disciplinas possuem pesos diferentes em provas de concursos públicos;

- Cada indivíduo tem mais facilidade em aprender um determinado assunto;

Ou seja, antes de decidir quanto tempo se dedicará em cada disciplina é necessário analisar o edital e conferir qual é o peso de cada uma. Após isso, veja quais matérias você tem facilidade em aprender ou se já possui um certo conhecimento.

De nada adiantará gastar tempo em seus estudos reaprendendo uma matéria em que você já domina. Ao invés disso dedique-se àquela que possui mais dificuldade.

 

E-mail já cadastrado. ×

Receba nossas novidades



4 – Não sou bom nessa matéria

É um erro colocar uma barreira dizendo frases como “não sou bem nesse assunto” ou “não entendo matemática”. Quando você coloca em sua mente que não consegue aprender uma determinada disciplina, se tornará ainda mais complicado aprendê-la.

Ninguém nasce sabendo tudo, aprendemos com tentativas e erros. Acontece que colocamos essa barreira em nosso caminho que nos impede de tentar, fazer, errar e aprender. Não existe aprendizado sem erros, por isso, não tenha medo de errar. Para aprender um assunto é necessário estudar, assimilar, aprender e realizar exercícios até fixar em sua memória. Por isso, não existem pessoas “ruins nisso” e “boas naquilo” e, sim, pessoas que não colocaram barreiras em seus estudos.

Veja o que outras pessoas acham deste conteúdo. Comente você também.

Deseja mesmo encerrar esse chat?


Motivo:


Encerrar Cancelar