E-mail/Senha incorreto. ×

ESQUECEU SUA SENHA?

Não se preocupe. Basta informar o e-mail que você usou para se cadastrar em nosso site.

17 de Maio: Dia da Internet e sua revolução digital

Por: Daniel Fernandes
15/05/2015
 dia da internet

O Dia Mundial da Internet é celebrado no dia 17 de maio e foi estabelecido pela Organização das Nações Unidas (ONU) em janeiro de 2006 e é, também, conhecido como Dia Mundial das Telecomunicações e da Sociedade de Informação. A data visa fazer uma reflexão sobre as potencialidades e desafios que as novas tecnologias oferecem em nosso dia a dia.

 

Fruto da 2ª guerra mundial, nos finais dos anos 60, hoje em dia, a internet está presente em quase todos os lugares. Pessoas, empresas, órgãos e instituições estão cada vez mais presentes no mundo digital. Além disso, pessoas do mundo todo podem se comunicar em tempo real com as novidades, notícias e pessoas. Isso torna a presença física quase indispensável, poupando tempo, dinheiro e investimento em nossas transações do cotidiano.

Por que pegar uma fila no banco se você pode realizar todas as transações necessárias pelo internet banking ou perder tempo em uma ligação se pode checar todas as informações em um aplicativo?

Se é possível realizar todas as funcionalidades pelo método virtual, por que não investir no futuro utilizando a velocidade da internet?

 

Estudo a Distância

No mundo atual, a educação a distância é classificada como o futuro da educação, em que o aluno é o principal elemento do processo de ensino, criação e interação. Um dos maiores responsáveis por sua atual popularidade é a internet, mas nem sempre foi assim.

O EAD, no Brasil, nasceu no século XX, precisamente seu marco inicial foi um curso de idiomas no Rio de Janeiro, em 1904. Começou a ganhar popularidade em 1941, pelo Instituto Universal Brasileiro que utilizava a distribuição do sinal via satélite até chegar aos alunos.

Alguns estudiosos acreditam que o surgimento do ensino a distância representou uma alternativa encontrada pelo governo para tentar diminuir o analfabetismo. Outros acreditam que o governo foi levado a legalizar e a regulamentar o ensino EAD pelo fato de que os meios de comunicação se mostraram mais favoráveis para a prática do ensino.

A internet revolucionou esse método de ensino, tornando-o muito mais rápido e eficiente. As vantagens do ensino a distância são diversas, o que valoriza e aumenta sua procura. O grande diferencial destes cursos é a capacidade de atender pessoas que dificilmente conseguiriam concluir uma graduação ou ensino preparatório, principalmente, por conta da dificuldade de acesso.

A proposta do IOB Concursos é justamente essa: poupar tempo, dinheiro e transmitir acessibilidade para aproveitar o melhor dos recursos que a internet oferece, garantindo o futuro que você tanto deseja. A presença física em cursos preparatórios não é mais necessária, quando paramos para pensar nas vantagens que os cursos online oferecem.

As videoaulas podem ser vistas inúmeras vezes, algo impossível no “mundo real”. Além disso, o material já está pronto digitalmente, o que nos poupa de anotações e livros físicos.

Especialistas garantem que a internet já é o presente e, em breve, todas as informações não estarão nem mesmo na memória física dos computadores, mas, sim, na grande nuvem de informações e armazenamento de dados que estão disponíveis através da internet.

A revolução da tecnologia da informação, assim como o fenômeno das redes sociais da internet, cria um novo padrão de sociabilidade, penetrando em todas as esferas. Um novo padrão cultural de divulgação de informação e, com isso, a articulação e mobilização da sociedade são construídos.

Às vezes, estamos tão acostumados com a internet em nossas vidas que nem paramos para pensar em sua importância e como nossas vidas seriam diferentes sem ela.

Portanto, parabéns internet, nós <3 você!

Veja o que outras pessoas acham deste conteúdo. Comente você também.

Deseja mesmo encerrar esse chat?


Motivo:


Encerrar Cancelar